Em que outra democracia se permite tamanho anacronismo senão naquela que substituiu a monarquia por uma república absoluta, onde o presidente não reina, mas administra, com zelo, um país de cidadãos-títeres?
É urgente simplificar o regime de compensação, como já acontece noutros países que optaram por abordagens mais eficazes e menos penalizadoras. Espanha é um exemplo.
O desafio para a democracia portuguesa é encontrar respostas para este novo tipo de participação política, que já não se faz apenas nas urnas ou nas ruas, mas também – e cada vez mais – no espaço virtual.
O país tem ainda discriminações evidentes entre os cidadãos das grandes cidades e quem vive no interior. Uma dessas formas de desigualdade custa vidas e revela-se no momento de ligar 112.
Num mercado global onde o consumidor valoriza cada vez mais a origem, a diferenciação e a ligação ao território, as castas autóctones portuguesas são um ativo valioso na internacionalização do nosso vinho.
Dos arraiais vibrantes aos espetáculos de teatro, música e cinema e à Feira do Livro, junho foi uma vez mais mês de festa, onde todos encontraram o seu lugar. Porque a Cultura é uma só.
No seu comentário à LVIII edição do Barómetro Human Resources, Filipa Figueira, HR lead da MSD Portugal, afirma que «é urgente continuar a desenvolver culturas e lideranças que acompanham as suas pessoas e promovem um ambiente onde cada um se sinta bem e possa dar o seu melhor».
Não é possível estabelecer com a felicidade, de acordo com certos pensadores, uma relação de posse, daí que nunca sejamos donos da felicidade. A felicidade habita dentro de nós. Ou nós habitamos nela.
Não existe uma experiência histórica sólida em que regimes ou políticas de esquerda radical, tal como de direita radical, tenham produzido sociedades mais livres, prósperas ou pluralistas.
Este é o tempo em que o medo já não se esconde debaixo da cama, mas sim nas entrelinhas das notícias, nos perigos da tecnologia, na instabilidade do mundo e na ansiedade constante de estarmos sempre ligados.
No Portugal contemporâneo, a Democracia está em conflito com a Justiça. Cansados e traídos pela fraqueza das instituições resta aos portugueses percorrer a grande via que é a Avenida da Liberdade.
Abel García Abejas, Médico
MGF Cuidados Paliativos; Doutorando em Medicina, Docente de Bioética na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior
Uma nota sobre pureza e apropriação (Com Regina Marcelino) A revista Organization publicou há umas semanas um artigo sobre o filme Paddington no Peru. Um caso de apropriação cultural, reclamou a autora. É verdade que as multinacionais são por vezes capazes de praticar o absurdo como o facto de uma d
As organizações deverão implementar medidas robustas para que os seus serviços possam ser mantidos mesmo perante cenários de falha, reduzindo o impacto no negócio e na reputação.
A sigla ESG — Environmental, Social and Governance — designa um conceito estruturante que atua como uma bússola estratégica para as organizações, permitindo a avaliação do seu desempenho em três dimensões cruciais: sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança corporativa. Longe d