Sem nunca referir a China, as recomendações do Conselho Superior de Segurança assentam que nem uma luva na Huawei. Portugal pode ser mais um país a banir a empresa chinesa, mas pouco foi esclarecido. E as consequências podem ser pesadas.
Câmara de Lisboa acabou com política de incentivos à produtividade relacionado com o número de multas passadas. Funcionários da EMEL vão, no entanto, ter outros objetivos para cumprir, não perdendo o ‘bónus’.
O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, revelou que os Estados Unidos estão confiantes de que fizeram tudo o que foi possível para preparar a Ucrânia para a contraofensiva.
Face a este projeto, aprovado pelos deputados brasileiros, o povo indígena exige o veto do Presidente Lula da Silva caso este também seja passado no Senado.
Esta notícia chega um dia depois de vários meios de comunicação revelarem que o ex-vice-presidente dos Estados Unidos estará prestes a anunciar a sua candidatura às eleições presidenciais e desafiar Donald Trump nas primárias republicanas.
A arguida, de 40 anos, foi presente a primeiro interrogatório judicial perante a autoridade judiciária, tendo-lhe sido aplicada medida de coação de prisão preventiva.
O conselheiro de segurança nacional da Presidência norte-americana, Jake Sullivan, disse que, apesar das tensões, o executivo norte-americano poderá discutir a não-proliferação nuclear com a Rússia e a China "sem condições prévias".
Foram apreendidas 848 munições, seis espingardas caçadeira, duas pistolas, duas armas, tipo carabina, uma caçadeira, uma arma de ar comprimido, um punhal, uma navalha e um espeto dissimulado sob a forma de bengala.
Os protestos começaram quinta-feira de noite, em Abdanan, na província ocidental de Ilam, povoada por curdos, e, segundo organizações de defesa dos direitos humanos, pelo menos 25 pessoas ficaram feridas.
As leis de neutralidade da Suíça proíbem expressamente o apoio a países envolvidos em conflitos armados e, até ao momento, estes já recusaram autorizar a Alemanha a entregar munições suíças às forças armadas ucranianas, apesar de terem sido entregues ao Governo alemão há vários anos.
O Conselho de Estado anunciado para julho mantém a pressão de Belém sobre o Governo. Com a oposição determinada a não largar o tema do SIS, António Costa ainda pode apostar na remodelação para acalmar os ânimos. Mas a crise espanhola volta a colocar o foco em Bruxelas.
Justificou ainda o indiscutível apoio do Ocidente à Ucrânia, dizendo que o reforço do país invadido pela Rússia no ano passado é um "pré-requisito" para uma "verdadeira paz".