É indiscutível a necessidade de um “abanão” nas políticas laborais: se, por um lado, temos um problema crónico de produtividade, por outro, temos dos salários médios mais baixos da UE.
Em Portugal, a precariedade na investigação continua a ser a marca d'água no Ensino Superior e na Ciência. 90% dos investigadores têm vínculos precários.
O gosto por acumular livros apanha-se uma vez e dele dificilmente nos curamos. Normalmente, começa cedo mas é preciso algum tempo para acumular um número de livros suspeito.
O 30 de maio marca o Dia Mundial da Esclerose Múltipla. Apesar de ainda não existir uma cura, existem tratamentos que procuram controlar a doença e aliviar os sintomas.
Não sabemos quem são estas vinte mulheres e o que fizeram pela ciência, pelas artes ou no mundo dos negócios, mas sabemos quem é o assessor Frederico Pinheiro e a chefe de gabinete Eugénia Correia, que chamou a PSP e o SIS, a que horas Costa devolveu a chamada a Galamba e quantas fotocópias foram ti
Faz sentido passar a considerar a utilização das redes sociais, principalmente quando o padrão de comportamento demonstra características muito semelhantes às que são consideradas no gaming? Um artigo do psicólogo clínico Pedro Rodrigues.
É altura de dizer que estamos cansados de nos quererem obrigar a odiar o que fundou o Ocidente, como os grandes valores, as grandes obras e os grandes homens.
Para que a Justiça seja feita sem subordinação ao primado da Política é necessário que ela seja e pareça isenta e não, como começa a acontecer com alguma regularidade, empenhada e militante.
NÁPOLES - O azul da baía mistura-se com o azul das bandeiras e cachecóis do Nápoles e da Argentina. Por causa de Maradona esta é a cidade mais argentina do mundo que não seja a Argentina. A primeira vez que cá vim era miúdo.
Com o passar do tempo e com os pedidos a aumentar cada vez mais, os condutores portugueses foram-se fartando das margens pequenas que conseguiam faturar e parte deles começaram a sair deixando uma brecha no mercado que foi suprida essencialmente por imigrantes, sobretudo da Ásia, Índia, Bangladesh,
Em termos sectoriais e relativamente ao consumo de electricidade, o sector da indústria representa cerca de 40%, o doméstico 29% e o dos serviços com 28%, sendo a agricultura e pescas e os transportes residuais.
A diminuição da exigência a que assistimos diariamente no ensino público conduz a situações, no mínimo caricatas, em que, em algumas turmas, chegamos a ter metade dos alunos no quadro de honra. Como é isto possível, pergunto-me? Temos 15 Einsteins numa turma e os outros 10 são os falhados?
Em tempos como os que vivemos, em que se anunciam reformas nas universidades e desafios nas carreiras científicas, é sempre inspirador reler o optimismo e a ambição de José Mariano Gago.
O Benfica é campeão paritário no futebol, ganhou em masculinos e femininos. É a vitória da medida de todas as coisas, um sentimento positivo de equilíbrio, com uma mística, um querer e de uma paixão clubística que é a maior de Portugal e uma referência global.
Não é preciso entrar em grandes considerações sobre a dificuldade que enfrenta quem tenta encontrar casa na Grande Lisboa. Toda a gente sabe que o mercado enlouqueceu, que se pedem preços perfeitamente ridículos (de elevados, bem entendido), que as rendas são incomportáveis mesmo para quem aufere um
A Liderança que irá orientar a caminhada pelo séc. XXI tem de ser muito diferente. Tem de ser diametralmente oposta à que caracterizou os anos 80 e 90 do século passado, e tem de ser um upgrade considerável daquilo que temos visto desenvolver-se desde o ano 2000. O ser humano tem de ser, incontornav
Sinceramente, surpreende-me que haja pessoas (particularmente quando vêm da esquerda) que ainda não aprenderam que os nossos impostos devem ser orientados para melhorar as causas sociais, como a saúde e a educação ou a justiça, todas elas atualmente pelas ruas da amargura, e jamais para sustentar em
Quando oravam, os discípulos viram o Espírito Santa cair sobre eles em forma de línguas de fogo e de repente começaram a anunciar as maravilhas que Deus tinha feito na sua vida.
Quando calçamos os sapatos dos outros, os passos que damos deixam de ser os nossos, são menos espontâneos, menos genuínos, mais lentos, doridos e trôpegos