No setor privado, cada cêntimo investido é minuciosamente analisado, com foco no retorno. Já nas empresas públicas, o conceito de "dinheiro de todos e de ninguém" é terreno fértil para decisões errada
António Costa conseguirá, lidando com o labirinto institucional, reunir na UE as inteligências e as vontades políticas necessárias para nos aproximarmos um pouco mais do sempre fugidio ideal europeu d
O partido que cerra os dentes quando discorre sobre despedimentos e levanta o dedo contra os patrões é o mesmo que arranja um trabalho com salário mixuruca à líder que fez o maior corte de funcionário
Atualmente, a relação e colaboração estratégica entre estes dois continentes não foi limitada somente aos acordos comerciais, mas desenvolveu-se para uma articulação a médio-longo prazo em diversas áreas, como a sustentabilidade, digitalização e a própria reconfiguração das cadeias de valor globais.
E as ‘contas certas’? ‘Há mais vida para além do Orçamento’? A questão importante não é reduzir ou não a dívida pública, mas saber qual o ritmo dessa redução.
Os nossos filhos cada vez menos querem ser avaliados, não arriscam no erro e rendem-se à inércia de um destino que não pertence a ninguém. Dizem-lhes que não podem falhar, e nisso eles não falham
A única linguagem que Putin entende é a linguagem da força. Enquanto se lidar com ele com receio, temendo os mísseis hipersónicos, temendo a bomba nuclear, temendo isto, temendo aquilo, Putin continuará a sorrir e a avançar.
Finalmente em casa, no ocaso de uma semana exigente. Não que tenha sido uma semana extenuante ou tampouco ofegante; tais adjectivações devem ficar reservadas para trabalhos com forte componente física, ou para quem corre atrás das notícias. Esses sim, uns valentes, amiúde esquecidos ou destratados.
As confissões do motorista da Carris provam que o racismo só existe quando são brancos a cometer atos ignóbeis. Quando os brancos são alvo de ataques racistas, deve ser um engano, pois ninguém lamenta o sucedido.
Mais do que lamentar a desistência da Galp, importa assegurar que são criadas as condições para que investimentos industriais estratégicos neste setor, de facto, avancem em Portugal.
Na indústria moderna, onde o vapor desempenha um papel central em inúmeros processos produtivos, a eficiência energética e a sustentabilidade são prioridades estratégicas.
Tiago Brandão, director-geral da The Browers Company, faz notar que «a área de pessoas é sempre aquela que perante as questões mais complexas tem de dar soluções».
O peso e importância dados a hard e soft skills não é o mesmo. Nacho De Marco, co-fundador e CEO da BairesDev, sugere uma nova abordagem e partilha com a Fast Company os principais componentes a considerar na avaliação de um candidato.
A Europa precisa de se recentrar, para se recentrar no Mundo. De investir na sua (na nossa) defesa, na sua autossuficiência económica e energética, de se desburocratizar e racionalizar os seus recursos, porque ontem já era tarde.
Um artigo de opinião da advogada Ana Leonor Marciano, especialista em Direitos Humanos, violência de género, violência doméstica, Direitos das crianças.
A germanização e a espanholização da banca europeia pode ser uma ambição de Bruxelas, pelos ganhos de escala, mas tem custos no alinhamento do sistema financeiro com empresas nacionais.
Ao olhar retrospectivamente, consciente do potencial viés do meu olhar, julgo termos contribuído para que as pessoas em Portugal tenham hoje mais e melhor acesso aos psicólogos do que há 10 ou 20 anos.
Até que ponto muitos jovens árabes conseguirão ignorar, na próxima década, o fracasso global das instituições em lutarem pelo direito palestiniano ao seu território e a uma vida digna?
Poderemos estar na presença de uma sucessão político-eleitoral, provocada por uma onda de protestos, mas sem a transformação política e do modus operandi dos regimes na região.