Hoje em dia, ter um Google Pixel é uma vantagem em muitos sentidos que compensa largamente as desvantagens que possa haver, tanto para um utilizador final como, e sobretudo, para um utilizador profissional.
Quando falamos do futuro do trabalho, é fácil pensar que a Inteligência Artificial vai assumir o controlo, substituindo tarefas e automatizando processos por completo. No entanto, a realidade é muito mais complexa e, essencialmente humana, uma vez que o verdadeiro valor de uma organização reside no
França prepara-se para aumentar os poderes da Polícia Municipal, em Espanha essa força é fundamental para manter a ordem em cidades como Madrid e Barcelona. Aqui, não queremos nada disso: Portugal é um país seguro (dizem).
Os dados de 2025 mostram que 25% dos incêndios são provocados por incendiarismo, 32% por queimadas e queimas, e 6% por acidentes com máquinas. Resposta: interdita-se o uso de máquinas e o acesso à floresta durante quase um mês...
Os estudos e a experiência demonstram que aumentar penas tem um efeito reduzido na diminuição da criminalidade, mas aumentar a probabilidade de o criminoso ser apanhado pode reduzir significativamente o crime.
A Europa, em particular, deveria olhar para Hiroshima com redobrada atenção. A guerra em solo europeu, na Ucrânia, carrega o risco de, por descuido ou por cálculos políticos equivocados, escalar para algo muito mais devastador do que imaginamos.
Os Laboratórios Digitais representam mais do que o recurso a tecnologia, são um novo paradigma de gestão industrial. Criam um contexto favorável à redução de paragens não planeadas e desperdício, para além de diminuírem o consumo energético.
Mais do que um consumo excessivo de internet, Paulo Fonseca alerta para os comportamentos de dependência que são estimulados pelas plataformas intencionalmente desenhadas para reter a nossa atenção, os nossos dados e a nossa autonomia.
A par e passo, o Matuto assiste à multiplicação da maledicência. O Matuto como turista Tropical e indígena Luso, está na posição genuína de sondar a alma Lusitana. Ora, a maledicência está entranhada na alma Lusa. O Matuto considera mesmo que o Portuga diz mal daquilo que ama.
Se na Idade Média o herói era o santo, na Idade Moderna o explorador, e no século XIX o cientista e o patriota, no século XXI o herói é o influencer. A sua missão não é transcender-se, mas acumular likes.
Só a aceitação das contradições permite compor um sistema político e económico resiliente. A rejeição das falsas dicotomias é também um antídoto contra o populismo.
A construção de uma Democracia Direta funcional, robusta e estável não é um processo simples nem isento de obstáculos. Exige uma transformação profunda do nosso sistema político, legal e cultural.
Apesar de todas as diferenças de opinião que existem entre nós, é agradável sentir uma veia de esperança no futuro, algo que os nossos jovens geralmente não partilham.
Imaginar que a Medicina ou a Segurança Pública funcionariam sobretudo com voluntários é impensável. Então por que razão aceitamos que seja diferente com os bombeiros?
No âmbito do especial dos 15 anos da Human Resources, desafiámos responsáveis de empresas a perspectivarem os pontos-chave da liderança para os próximos 15 anos. Leia o testemunho de João Pinto, Dean da Católica Porto Business School
Manuel Coelho Dias, Manager na Marsh McLennan Portugal, confessa ser adepto da regulação europeia de segurança digital. E exemplifica a sua utilidade com os casos Apagão, Altice, SIGIC e Novobanco.