Num tempo de dúvidas existenciais, os Estados são o centro da política, não é a Europa nem as instituições europeias. Esta tensão pode ser fatal ou mudar a UE.
Desde o ensino básico que a Margarida não tem colegas com ligações à agricultura e é confrontada com a informação desatualizada e imprecisa que enche os manuais escolares.
Detentora do eticamente correto, a esquerda é produto acabado do wokismo. Como a sua opção económica saiu derrotada, agarram-se como piranhas às causas identitárias e de costumes.
Eu não acredito em papéis de género. Por exemplo, eu faço xixi sentado. A minha namorada, por exemplo, não faz xixi de pé. Mas isso é ela que é retrógrada.
O século XXI inicia-se sob uma promessa: a IA será capaz de resolver aquilo que os humanos falharam em compreender ou manter. Mas há uma ironia trágica: quanto mais tentamos salvar o planeta com IA, mais o aquecemos.
Catorze anos depois da morte de Diogo Vasconcelos, Francisco Jaime Quesado recorda o papel do gestor no desenvolvimento de projetos para um Portugal inovador, sublinhando a sua visão do futuro,
Em síntese, a visão de direita parte da realidade concreta do ser humano, não de abstrações utópicas. Valoriza instituições sólidas, a liberdade com responsabilidade, a moral como base da vida comum, e afirma a identidade e a soberania dos povos como pilares da civilização.
Ao admitirmos que Joana Marques possa usar o direito de liberdade de expressão para fazer piadas com os Anjos, estamos, de certa forma, a criar uma cultura de bullying.
A consequência económica mais evidente de orçamentos de defesa mais elevados será uma pressão adicional sobre as finanças públicas num contexto em que, de acordo com o FMI.
A Primeira República portuguesa nasceu com uma energia difícil de ignorar. Trazia consigo a retórica do progresso, a missão pedagógica de civilizar o país e a promessa de uma nova era, livre de superstição, atraso e privilégio dinástico. Foi um tempo de reformas entusiásticas, de expansão do ensino,
Este é um sítio que merece uma viagem de propósito para absorver tudo o que a arte deve ser. Livre, diferente e emocionante! Aproveitem enquanto podem.
Silencioso, o DNA retido em objetos antigos guardados no seio familiar constitui um arquivo biológico valioso que pode hoje ser consultado recorrendo a serviços comerciais de genética molecular razoavelmente acessíveis.
Há três exemplos gritantes deste ensurdecedor barulho das coisas a cair sem que ninguém assuma a responsabilidade política ou funcional de reconhecer que perdeu as condições para o exercício de funções políticas públicas.
A filosofia que presidiu – no nosso país, como em muitos outros – à concretização de diferentes códigos de processo penal não foi pensada para regular processos em que sejam visadas personalidades com poder social, político, económico e mediático.
Desde o momento em que percebeu as contradições em que se enredou, o antigo primeiro-ministro optou, por um lado, por atacar as pessoas envolvidas no processo, esperando talvez intimidá-las; e, por outro lado, tudo fazer para protelar os procedimentos.
Com um orçamento superior a 7,3 mil milhões, novo Programa de Trabalho do Horizonte Europa propõe novas alianças para modernizar a indústria, impulsionar crescimento, sustentabilidade e resiliência.
A digitalização das interacções no mundo contemporâneo não conhece fronteiras. Numa época em que não há um só espaço, estas fronteiras que matam tantos é um anacronismo que só a violência faz sobreviver.
Para Netanyahu, o ataque em solo iraniano foi uma demonstração de força. Mas para Donald Trump, agora de novo Presidente dos EUA, foi um lembrete incómodo de que mesmo os aliados mais próximos podem complicar estratégias delicadas.
O grande trunfo da nova geração de soluções de field service é a integração de Inteligência Artificial (IA) em cada etapa do processo, explica Aboud Touma neste artigo de opinião.
Em que outra democracia se permite tamanho anacronismo senão naquela que substituiu a monarquia por uma república absoluta, onde o presidente não reina, mas administra, com zelo, um país de cidadãos-títeres?
É urgente simplificar o regime de compensação, como já acontece noutros países que optaram por abordagens mais eficazes e menos penalizadoras. Espanha é um exemplo.