O UniCredit obteve um lucro trimestral recorde, com receitas de 6,5 mil milhões. O banco procura crescer de forma inorgânica e aumentou a sua posição na Generali e Commerzbank.
A fintech de pagamentos parcelados do BNP Paribas assinala a parceria com o crescimento desta modalidade junto dos portugueses. Em 2024, 39% dos portugueses recorreram ao ‘buy now pay later’ para despesas de viagem.
A colaboração vai concentrar-se na modernização tecnológica, na aceleração da IA e na criação de novas oportunidades de negócio. Para o CEO do banco, a parceria representa “um passo fundamental” para tornar o UniCredit “o banco do futuro na Europa”.
Foi o oitavo consecutivo com angariação de fundos europeus acima dos 100 mil milhões de euros. “As empresas investidas por esta indústria têm desempenhos muito acima dos respetivos setores”, afirma o presidente da APCRI.
É inquestionável que apenas um sistema financeiro sólido poderá contribuir para a concretização das oportunidades de investimento que a crise climática também traz. Por Rui Pinto, administrador do Banco de Portugal.
O Santander Reino Unido considerou a oferta de baixo valor. O banco afirma que a sua operação no Reino Unido não está à venda e gera retornos sustentáveis a longo prazo.
O Banca Generali registou um lucro de 110,3 milhões nos primeiros três meses do ano, uma queda de 9,6% em relação ao ano anterior. O banco enfrenta uma Oferta Pública de Aquisição do Mediobanca, que detém 13% da Generali.
O BPI ganhou o prémio de Melhor Banco Privado em Portugal pelo quarto ano seguido, destacando a sua inovação digital e ferramentas de apoio aos gestores de património.
As receitas do Monte dei Paschi caíram apenas 0,5%, apoiadas por um aumento das comissões e de outros negócios bancários. O rácio CET1 cresceu para 19,6%.
O responsável pela área de IA Responsável do banco britânico sublinha os riscos associados aos modelos algorítmicos e a importância de um quadro regulador interno para mitigar possíveis impactos negativos.
O Mediobanca reportou lucros de 333,5 milhões de euros no último trimestre. As receitas mostraram resiliência, com um aumento de 24,1% em comissões. A instituição é alvo de uma OPA do MPS e lançou uma sobre o Banca Generali.
As plataformas de pagamentos de Portugal, Espanha, Andorra, Itália, Polónia, Bulgária, Dinamarca, Finlândia e Noruega celebram o Dia da Europa assinalando vontade de criar um projeto europeu na área dos pagamentos digitais.
O Commerzbank teve um aumento de 11,7% do lucro. As receitas de taxas subiram para 1,01 mil milhões, mas as de juros caíram. O banco aumentou provisões para riscos e planeia devolver mais capital aos acionistas.
Após críticas sobre a desumanização do serviço ao cliente, o CEO da fintech sueca reconheceu que a aposta na inteligência artificial para reduzir custos foi além do desejável e decidiu reformular a estratégia.
Nuno Loureiro vem do Santander Portugal, onde era diretor de Pagamentos. O foco será acelerar a inovação nos pagamentos e melhorar a experiência dos consumidores.
A autenticação forte reduz fraudes. A nova verificação do beneficiário ajudou a diminuir casos, especialmente com transferência, revela o Banco de Portugal.
O Banco de Portugal revelou que, em 2024, os pagamentos eletrónicos representaram 99,8% dos pagamentos de retalho. Os pagamentos com cartões ‘contactless’ aumentaram 24%, com 91% dos cartões a terem essa opção.
O Bison Bank e o Doutor Finanças vão continuar a parceria até 2025, oferecendo cursos sobre gestão financeira, poupança e investimento. Para este ano, acrescentaram um módulo com foco em ativos digitais.
Novo relatório conclui que limitação representa um entrave direto à competitividade europeia. Parlamento defende a revisão do enquadramento regulatório do setor bancário, para permitir um ambiente mais propício ao financiamento de longo prazo.
A nova funcionalidade, ativada a pedido do cliente, também bloqueia o acesso aos casinos online, às ‘slot machines’ e aos sites de lotarias. Alargamento aos cartões de crédito ocorre nos próximos meses.