
A FLOA, fintech do grupo BNP Paribas para pagamentos fracionados, e a GEA Portugal, grupo de gestão de agências de turismo independentes a nível nacional, vão melhorar a experiência de compra no setor das viagens através de uma parceria que permite a utilização da solução de pagamento ‘buy now pay later’ (BNPL) nas agências de viagens aderentes.
Com esta parceria, a FLOA e a GEA Portugal pretendem oferecer aos clientes uma forma mais flexível de gerir as suas despesas de viagem, permitindo-lhe efetuar o pagamento em três ou quatro vezes. Esta colaboração será implementada nas agências aderentes através do preenchimento de um formulário interno que possibilita o acesso das agências à plataforma da FLOA, revela a fintech nesta segunda-feira.
Numa fase inicial, a opção de pagamento com a FLOA estará disponível apenas nas agências físicas, abrangendo todos os produtos, sendo que o objetivo a longo prazo passa por continuar a trabalhar a parceria noutras vertentes.
“Estamos muito entusiasmados por trabalhar com a GEA Portugal e contribuir para que os clientes consigam concretizar os seus projetos de viagem de forma flexível e segura. As viagens são um dos casos de uso mais comuns para pagamentos fracionados e tanto a FLOA como a GEA têm a experiência necessária para oferecer as melhores opções aos consumidores, facilitando a integração de viagens no seu orçamento anual, garantindo a satisfação dos mesmos e alavancando a sua fidelização”, afirma Alexandre Carrera Lejeune, responsável da FLOA para a Península Ibérica.
“Esta parceria com a FLOA representa um passo significativo na nossa missão de oferecer soluções inovadoras e flexíveis às nossas agências associadas”, afirma, por sua vez, Nuno Tomaz, diretor comercial da GEA Portugal.
BNPL cresce 18% a nível global
O BNPL tem vindo a ganhar popularidade entre os consumidores, incluindo portugueses, levando comerciantes de diversos setores e mercados a considerarem a sua inclusão como opção de pagamento no momento do check-out. De acordo com o Relatório de Pagamentos Globais FIS-Worldpay 2024, os valores das transações BNPL aumentaram 18% a nível global entre 2022 e 2023, prevendo-se uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 9% até 2027.
O estudo recente da FLOA, realizado em colaboração com a Kantar, revelou que mais de dois terços (70%) dos portugueses utilizam o BNPL ocasionalmente, entre uma e três vezes por ano. Esta facilidade de pagamento tem-se tornado ainda um verdadeiro impulsionador de crescimento para os comerciantes no país, uma vez que 70% dos utilizadores estaria disposto a mudar de marca para beneficiar desta opção de pagamento.