Artigo de Opinião | A ideia de que a Rússia está a criar uma rede de fact-checking para combater a desinformação parece um enredo orwelliano. Não é piada, embora pudesse ser o início de um sketch. O Kremlin decidiu entrar na “batalha” pelos factos, não para combater a desinformação, mas para a redef
É notório o cada vez maior afastamento entre a elite política e os que estão no terreno, como sejam os autarcas. Veja-se o que se passou em Loures e mais recentemente em Alpiarça. Eles querem impor alguma moralidade nos bairros sociais.
Leia o discurso da ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, na entrega do Advocatus Lifetime Achievement a Vasco Vieira de Almeida que decorreu esta quinta-feira, no CCB.
O que importa é que sejamos todos iguais, Estados e pessoas. Por isso é que combatem, em nome de uma inexistente moral fiscal, a possibilidade dos Estados escolherem como modelam o seu sistema fiscal.
A liderança consegue facilmente assumir poder sobre a inteligência colectiva, pois temos indivíduos que, apesar de cada vez mais qualificados, contraditoriamente, não têm tempo para questionar, aprender e agir. Os líderes que ambicionam promover o bem-estar de todos são os que promovem o (auto)ques
Inexiste um procedimento específico a adotar para a instalação de uma central dessalinizadora, constituindo essa ausência de regime jurídico uma barreira à atividade.
Como podemos assegurar que os estudantes tenham acesso a casa? As universidades poderiam ser uma espécie de 'fiadoras' dos alunos e assim as rendas poderiam ser mais baixas, sem um prémio de risco.
Filipa Figueira, Country HR lead da MSD, faz notar que «não se pode fugir às questões da demografia, baixa taxa de natalidade, envelhecimento da população, que originam menos pessoas com perfil activo para contribuir para o país».
Mas esta não é apenas uma situação da Franca. A Alemanha está ingovernável, a Espanha a braços com um governo preso por acordos insustentáveis, e até Portugal, tem algumas nuvens no horizonte dada a falta de apoio parlamentar maioritário.
O perdão presidencial concedido por Joe Biden ao filho antes de deixar a Casa Branca é um sinal óbvio. Seria muito difícil, politicamente, sobreviver a isto sem ser submerso numa mancha crítica na honra e no legado.
A crise política que se manifesta nos dois países não deixa de ser uma expressão da incapacidade de dar resposta aos problemas que se vêm manifestando na esfera económica.
A arte de liderar é uma combinação de inspirar, ouvir, inovar, ser transparente e reconhecer os esforços dos outros. É um desafio contínuo que requer dedicação e compromisso.
Opinião de Luis Rasquilha, CEO do Ecossistema Inova. Board Member/Non Executive Diretor (NED) da Mercur e da NTT Data Brasil. Advisor na AMARNA VIDA (Irlanda). Conselheiro da Diáspora Portuguesa. Professor convidado na FIA, FDC, Hospital Albert Einstein e ESALQ/USP. Colunista do MIT Sloan Review Bra
O financiamento da investigação e inovação na Europa vai mudar, mas não se sabe como. Portugal já beneficia destes fundos, mas pode ficar a perder ou a ganhar, conforme mudem as regras.