Especial SAPO 25 anos

No SAPO

Neste ano nasce o primeiro site de ecommerce do SAPO, o SAPO Voucher, onde é possível adquirir inúmeros produtos e serviços com desconto. Depois de outras áreas temáticas, é lançado também neste ano a app Android e IOS para o SAPO Sabores.

Recorde o SAPO neste ano

Em Portugal

Este foi um ano agitado politicamente em Portugal. Presidenciais, legislativas antecipadas, manifestações, troika e austeridade dominaram as manchetes durante o ano. Cavaco Silva é reeleito Presidente da República logo em janeiro.

A 12 de março, o protesto da “Geração à rasca” junta entre 160 e 280 mil pessoas nas ruas de Lisboa, Porto e outras cidades do país, fruto das dificuldades financeiras que o país estava a atravessar. No mesmo mês, o Primeiro-ministro português José Sócrates demite-se do seu cargo depois de o PEC4, pacote de medidas de austeridade para controlar a crise financeira, ser chumbado na Assembleia da República. As eleições são marcadas para junho e entretanto o governo de José Sócrates assina um pedido de resgate ao FMI, UE e BCE. A ‘Troika’, assim é chamada a missão, chega a Portugal para iniciar negociações sobre o programa de ajuda financeira ao país e em maio a UE e o FMI concedem a Portugal um crédito de 78 mil milhões de euros, em troca de um plano de austeridade. As legislativas de junho, marcadas por forte descontentamento popular e abstenção, levam agora ao poder Pedro Passos Coelho, do PSD, coligado com o CDS. As medidas de austeridade continuaram com cortes e congelamentos nos salários e aumento de impostos.

Mas não só de momentos difíceis viveu o país. José Mourinho, treinador português, foi galardoado com o prémio de melhor treinador de futebol do mundo atribuído pela FIFA pela primeira vez neste ano. Portugal viu ser entregue ao arquiteto Eduardo de Souto Moura o prémio Pritzker, o maior galardão mundial na área da arquitetura. Foram ainda eleitas as Sete Maravilhas da Gastronomia de Portugal: alheira de Mirandela, queijo da Serra da Estrela, caldo verde, arroz de marisco, sardinha assada, leitão da Bairrada e pastel de Belém foram os grandes vencedores.

Pelo mundo

O ano de 2011 foi marcado pela Primavera Árabe, uma série de manifestações e protestos que tiveram início na Tunísia em dezembro de 2010 e se espalharam por vários países do Norte de África e do Médio Oriente. Houve revoluções na Tunísia e no Egito, uma guerra civil na Líbia e na Síria, grandes protestos na Argélia, Bahrein, Djibuti, Iraque, Jordânia, Omã e Iémen e protestos de menor dimensão no Kuwait, Líbano, Mauritânia, Marrocos, Arábia Saudita, Sudão e Saara Ocidental. As redes sociais tiveram um papel central na mobilização das populações nestes manifestos. Os presidentes da Tunísia e do Egito viriam a renunciar aos cargos, mas houve mais renúncias e demissões em vários governos.

Este foi também o ano em que o homem mais procurado do mundo pelo ataque às Torres Gémeas em 2001, Osama bin Laden, foi morto por uma missão norte-americana. A Guerra no Iraque também terminou neste ano, após nove anos de atuação militar no país.

No dia 22 de julho, na ilha de Utoya, na Noruega, um homem armado abriu fogo contra um grupo de jovens que estavam a acampar na ilha. O ataque foi perpetrado por um militante da extrema-direita, Anders Behring Breivik, levando à morte 77 pessoas, sendo 69 jovens do Partido Trabalhista Norueguês e oito caminhantes que estavam na ilha.

Tal como no ano anterior, a terra continuou a tremer com sismos de elevada magnitude, mas o Japão foi o mais atingido. Em março, um terramoto de magnitude 9 atingiu a costa nordeste do país causando muita destruição. Após o sismo, um tsunami invadiu o litoral do Japão com ondas gigantes, causando mais de 10 mil mortos, milhares de desaparecidos e desalojados. Um dos reatores nucleares de Fukushima explodiu provocando vazamento radioativo. O Japão continuou a ser acometido por terramotos de elevada magnitude nas semanas seguintes.

No meio de tanta turbulência, dois casamentos reais ajudaram a desanuviar o ambiente. O Príncipe William e Kate Middleton unem-se, a 29 de abril, num luxuoso casamento real na Abadia de Westminster, em Londres, levando o mundo a sonhar com contos de fadas. Pouco tempo depois, a 1 de julho, foi o Príncipe Alberto do Mónaco a casar-se com a ex-nadadora olímpica, Charlene Wittstock.

Outras curiosidades

Neste ano a Organização das Nações Unidas informa que o planeta Terra atingiu o marco dos sete mil milhões de humanos vivos. 2011 foi também o ano da beatificação do Papa João Paulo II no Vaticano. No mundo dos negócios, a compra do Skype pela Microsoft por 7,2 mil milhões de euros fez correr muita tinta. Em outubro, morreu Steve Jobs, o visionário criador da Apple que criou tendências no mundo da tecnologia.

De salientar, no entanto, um crime que chocou o país. O cronista social Carlos Castro é encontrado morto num quarto de hotel em Nova Iorque, com marcas de violência e mutilação. Renato Seabra, que partilhava o quarto com o jornalista, foi detido e posteriormente acusado como autor do crime.

Top Billboard: as músicas mais ouvidas

Os filmes que enchiam as salas de cinema

HARRY POTTER E OS TALISMÃS DA MORTE: PARTE 2

Os 40 filmes mais vistos de sempre em Portugal

No épico final, a batalha entre as forças do bem e do mal do mundo dos feiticeiros vai originar uma guerra sem precedentes. Os riscos nunca foram tão elevados e ninguém está seguro. Mas é Harry Potter quem terá de fazer o sacrifício final, pois a luta com Lord Voldemort aproxima-se.

TRANSFORMERS 3

Megan Fox em 'Transformers 3' (2011)

"Transformers: The Dark of the Moon" centra-se em Sam que depois de acabar o seu curso universitário tenta encontrar um emprego. No entanto, esta sua tarefa é subitamente interrompida pelos Autobots que voltam a precisar da sua ajuda para salvar a Terra dos diabólicos planos dos Decepticons, que desta vez são liderados por Shockwave, um dos maiores aliados de Megatron.