Especial SAPO 25 anos

À medida de todos

Com o acesso à Internet por vários dispositivos cada vez mais disseminado, o SAPO lança a sua primeira homepage webresponsive, ou seja, que funciona em todos os ecrãs.

É neste ano que é lançado também o MEO Kanal, que permite a qualquer cliente criar os seus próprios canais privados ou públicos, para onde podem fazer upload de vídeos e fotos e criar programação de conteúdos.

Recorde o SAPO neste ano

Em Portugal

Portugal continuava a viver debaixo de medidas de austeridade. Por isso mesmo, uma manifestação a 15 de setembro fez sair à rua centenas de milhares de pessoas por todo o país no âmbito do protesto “Que se lixe a troika! Queremos as nossas vidas!”. Os momentos de maior tensão viveram-se em Lisboa, onde, segundo a organização, estiveram presentes 500 mil manifestantes. Esta terá sido a maior manifestação pública desde o 1º Primeiro de Maio em 1974.

Neste ano, a cidade de Guimarães ostentou o título de Capital Europeia da Cultura, em conjunto com a cidade eslovena de Maribor, com uma programação diversificada pela cidade.

Este foi também o ano da afirmação da canoagem nos Jogos Olímpicos de Londres. Emanuel Silva e Fernando Pimenta trouxeram para Portugal a medalha de prata nos 1000 metros K2.

De salientar ainda ligação por metropolitano ao aeroporto de Lisboa, nomeadamente entre a Estação do Oriente e a Estação do Aeroporto, como um importante meio de transporte na capital. Com este novo troço de 3,3 km e três novas estações, a rede passa a ter um total de 43 km.

A 1 de maio de 2012, como resultado de uma campanha de vendas que garantia desconto de 50% para clientes que adquirissem mais de 100 euros em compras, verificou-se uma corrida nunca antes vista à cadeia de hipermercados Pingo Doce, nas mais de 369 lojas espalhadas pelo país. A promoção resultou num afluxo anormal de consumidores, tendo a Polícia de Segurança Pública registado cerca de cinquenta ocorrências, desde desacatos a agressões. O grupo Jerónimo Martins, detentor do Pingo Doce, negou a acusação de dumping.

Pelo mundo

A crise financeira continuava a assolar o mundo. Mas nesse ano, em maio, uma reunião dos líderes do G8, grupo das oito maiores economias do mundo, resulta em decisões para impulsionar a recuperação económica e criar confiança nos mercados, colocando as finanças públicas em ordem e tomando medidas para estimular o crescimento.

No mesmo mês, e numa perspetiva mais ‘doméstica, a Comissão Europeia adota recomendações para cada um dos 27 países da União Europeia, oferecendo orientações sobre os orçamentos nacionais e as políticas económicas para os anos vindouros. As recomendações específicas para cada país levam em consideração a situação económica de cada um e fornecem conselhos sobre como estimular o crescimento económico e a criação de empregos. Posteriormente, são adotados pelo Conselho Europeu. De salientar também que a União Europeia recebeu em 2012 o Prémio Nobel da Paz, pelo trabalho de décadas na promoção de causas de paz, reconciliação, democracia e direitos humanos na Europa.

A Primavera Árabe de 2011 continuava a produzir mudanças dramáticas nos países do Norte de África e do Médio Oriente, com manifestações a desafiarem os regimes. Sobretudo no Egito, onde um novo presidente eleito após a queda de Mubarak não agradou a boa parte da população, que saiu às ruas em protesto contra a base conservadora muçulmana de Mohammed Morsi e clamando por uma sociedade mais democrática.

Neste ano Barack Obama vence para um segundo mandato as eleições para a presidência dos Estados Unidos da América.

Políticas à parte, logo no início do ano, o naufrágio do cruzeiro Costa Concordia bem de frente da ilha de Giglio, Itália, fez recear o pior por quem acompanhava as operações de resgate. O barco estava inclinado num ângulo de 80º. O navio naufragou após colisão com uma rocha junto ao porto desta ilha. Tinha 3229 passageiros e 1023 tripulantes a bordo, 32 pessoas faleceram. O seu comandante, Francesco Schettino, foi posteriormente condenado a 16 anos de prisão efetiva por homicídio, abandono do navio antes dos passageiros e naufrágio, pena confirmada por um tribunal de recurso em maio de 2016.

Outras curiosidades

Nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, Michael Phelps ganha a sua 19ª medalha olímpica e torna-se no atleta olímpico mais medalhado de sempre. De salientar ainda que a 15 de julho Psy enviou a sua música ‘Gangnam Style’ para o YouTuve e o vídeo torna-se no primeiro a atingir mil milhões de visualizações.

Em junho deste ano morreu o último exemplar conhecido da tartaruga gigante de Galápagos. O George Solitário foi considerado a criatura mais rara do mundo, e é tido como um importante símbolo para os esforços de conservação ambiental.

Neste ano, muitos acreditavam que o mundo iria acabar a 21 de dezembro de 2012, devido a uns cálculos deixados pelo Calendário Maia. Outros consideraram a data o nascimento de uma nova era para a humanidade.

Top Billboard: as músicas mais ouvidas

Os filmes que enchiam as salas de cinema

OS VINGADORES

'Os Vingadores' (2012)

Quando aparece um inesperado inimigo que ameaça a segurança global, Nick Fury, o diretor da agência internacional que assegura a paz mundial conhecida como S.H.I.E.L.D, vê-se na necessidade de recrutar uma equipa capaz de salvar o planeta do desastre iminente. Por todo o globo, uma audaz força de recrutamento é iniciada.

007 SKYFALL

Daniel Craig está de volta como James Bond em 007 - SKYFALL, a 23ª aventura do maior franchise de filmes de todos os tempos. A lealdade de Bond a M é testada quando esta é assombrada pelo seu passado. Quando o MI6 é atacado, 007 tem de encontrar e destruir a ameaça a qualquer custo.

Os programas de televisão mais populares

A TUA CARA NÃO ME É ESTRANHA

O talent show português, adaptado do original espanhol ‘Tu Cara Me Suena’, arrancou em 2012 na TVI. Nesta competição, caras conhecidas do público português têm de imitar vocalmente e fisicamente um artista diferente todas as semanas. No final, o melhor imitador vence a competição.