Especial SAPO 25 anos

SAPO chega a Timor

A estratégia de crescimento dos canais temáticos prossegue. Neste ano é lançado o SAPO Música, que atualmente está integrado no portal SAPO MAG. A nível internacional, é lançado o SAPO Timor-Leste.

Com o desenvolvimento do mundo dos telemóveis, são lançadas as apps de Cinema, Banca de Jornais e Desporto para Android e IOS. Mas como a tecnologia também precisa de hardware, em parceria com a TMN, o SAPO lançou também o seu próprio telemóvel, o SAPO A5.

De assinalar também o nascimento do SAPO Labs, um projeto realizado em conjunto com a Universidade de Aveiro.

Recorde o SAPO neste ano

Em Portugal

O início do ano ficou marcado pela aprovação em Portugal do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, passando a ser o oitavo país do mundo a realizar estes atos.

Na Madeira, a 20 de fevereiro, um temporal seguido da subida do nível do mar provocou inundações e derrocadas ao longo das encostas da ilha, em especial na parte sul. O aluvião causou 47 mortos, 250 feridos e 600 desalojados. No final do ano, foi um tornado que atingiu a região de Tomar, Ferreira do Zêzere e Sertã, provocando 26 feridos e prejuízos avaliados em milhões de euros.

Em maio, o Papa Bento XVI visita Portugal durante quatro dias, passando por Lisboa, Fátima e Porto. José Saramago, vencedor do Nobel da Literatura, morre em Lanzarote, Espanha, no dia 18 de junho.

Mas o ano viria a ser marcado pelo início da chamada Austeridade. O mundo vivia tempos difíceis decorrentes da crise financeira mundial e Portugal não estava imune. Em setembro, o primeiro-ministro, José Sócrates, e o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, apresentam um pacote de medidas de austeridade com o objetivo de reduzir o défice público. O Governo anuncia o congelamento de carreiras na Função Pública e um alargado aumento de impostos. Na sequência da situação difícil vivida no país, uma greve geral a 24 de novembro paralisa os serviços. As centrais sindicais CGTP e UGT, em conjunto nesta greve, garantiram ser a maior greve de sempre, com a participação de mais de três milhões de trabalhadores da função pública e do sector privado.

Pelo mundo

Neste ano a terra tremeu. Foram vários os tremores de terra com graves consequências. A 12 janeiro, um terremoto de 8,0 graus na escala Richter provoca grande destruição no Haiti, matando 230 mil pessoas e deixando um milhão de pessoas desalojadas. A 27 de fevereiro, um terremoto de magnitude 8,8 atinge a região central do Chile, provocando 802 mortes, sendo lançado o alerta de tsunami em todo o Oceano Pacífico. Um milhão e meio de pessoas são desalojadas. As redes de eletricidade, comunicação e sistemas de transporte do Chile ficaram seriamente danificados, dificultando o resgate. A 14 de abril, um sismo de 6,9 na escala de Richter atingiu a China, provocando 1,9 mil mortes e 10 mil feridos. A 12 de agosto, um terramoto de 7,1 na escala de Richter atingiu o Equador, provocando poucos danos por ter tido o epicentro a 200 quilómetros da costa, mas foi considerado um dos mais fortes dos últimos anos. A 25 de outubro, um terramoto de 7,7  atingiu a Indonésia, provocando um tsunami com ondas até 3 metros de altura. O número de mortos ultrapassou os 300.

Este também foi um ano de graves acidentes. Em abril, uma explosão na plataforma Deepwater Horizon cria uma mancha de petróleo em expansão fazendo deste um dos maiores desastres ambientais da história dos Estados Unidos. Em maio, um incêndio no Instituto Butantan, em São Paulo, destruiu 500 mil amostras de animais, a maior coleção do mundo de espécimes de uma região tropical. Mas é a 5 de agosto, no Chile, que um acidente numa mina centra todas as atenções do mundo. 33 mineiros ficaram presos na mina de São José, localizada a norte do país, a 688 metros de profundidade. Os trabalhos de resgate decorreram durante 17 dias sem contacto com os mineiros e só a 22 de agosto foram localizados e todos com vida. Através de uma das perfurações foi enviada pelos mineiros uma guia com a mensagem «Estamos bien en el refúgio los 33». Os homens só foram resgatados a 12 de outubro. Foi o maior resgaste neste tipo de salvamento no mundo.

No final do ano, em dezembro, tem início na Tunísia o movimento que viria a ser conhecido como Primavera Árabe, com revoltas e protestos a iniciarem-se nas redes sociais contra os regimes opressores de vários países do Norte de África e Médio Oriente.

Outras curiosidades

A 4 de janeiro é inaugurado o Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, localizado no Dubai, com 828 metros de altura e 160 andares. Na tecnologia, a Apple volta a ditar tendências e lança no mercado o iPad, um dispositivo híbrido que pode realizar inúmeras funções em mobilidade. Neste ano, cientistas do Laboratório Nacional de Brookhaven, EUA, conseguiram por alguns milésimos de segundos atingir a temperatura de 4 triliões de graus celsius, a maior temperatura já obtida na história.

Top Billboard: as músicas mais ouvidas

Os filmes que enchiam as salas de cinema

TOY STORY 3

Toy Story 3 (2010)

Os criadores dos filmes "Toy Story" reabrem a caixa de brinquedos e trazem de volta aos espectadores o mundo encantador de Woody, Buzz e do gangue de personagens favoritas em Toy Story 3.

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

'Alice no País das Maravilhas' (2010)

Alice, agora com 19 anos, regressa ao excêntrico mundo que encontrou pela primeira vez quando era criança reunindo-se assim com os seus amigos de infância: o Coelho Branco, Tweedledee e Tweedledum, a Ratazana, a Lagarta, o Gato Cheshire, e claro, o Chapeleiro Louco. Alice embarca numa fantástica viagem para encontrar o seu verdadeiro destino e acabar com o reino de terror da Rainha Vermelha.