Um artigo de opinião da advogada Ana Leonor Marciano, especialista em Direitos Humanos, violência de género, violência doméstica, Direitos das crianças.
Ana Barqueira regista as vantagens de utilizar as tecnologias da informação nos cuidados de saúde mas destaca os desafios que ainda existem na literacia digital, privacidade dos dados e acesso equitativo,
Inventámos-te para nos ajudar, mas começámos a usar-te para nos substituir. E aí começa a traição. Não da tua parte porque tu és apenas uma engrenagem elegante, a cumprir o que te pedem. A traição é nossa, quando aceitamos respostas sem perguntas, conselhos sem experiência, textos sem voz.
São três variáveis da mesma equação. E o resultado que se pretende é ter empresas – e sociedades – mais sustentáveis e humanas. Leia o artigo de Joana Queiroz Ribeiro, directora de Pessoas e Organização da Fidelidade.
Os sistemas eleitorais maioritários a uma só volta, como acontece no Reino Unido, favorecem a estabilidade governativa e, tendencialmente, dão origem a governos que gozam de uma maioria parlamentar
A medicina regenerativa e personalizada são as áreas onde os novos procedimentos têm maior probabilidade de sucesso. O seu sucesso é essencial antes de avançar para cirurgias e técnicas não invasivas que podem ser rotineiramente confiadas a robôs.
Num mundo organizacional cada vez mais complexo e imprevisível, a liderança transformou-se num fator crítico de sucesso. Já não se espera do líder apenas que decida, mas que inspire, mobilize e desenvolva equipas de forma sustentável. Segundo a Gallup, 79% dos colaboradores abandonam os seus emprego
A paisagem política global já não é tão dominada por ideologias claras rivais, mas cada vez mais por civilizações com identidades profundas e muitas vezes incompatíveis.
Não é demagogia afirmar que os ditames ontológicos relativamente ao Outro são claros e atravessam vários textos. São uma conduta que não precisa de mais interpretação do que uma leitura literal ou perto disso.
A sustentabilidade no Turismo a todos os níveis apontados é um fator crítico de sucesso no futuro, em que a própria sazonalidade é o seu maior inimigo.
Não há mesmo almoços grátis: cada migalha é paga, mesmo que nos sirvam carcaças duras e bolorentas. Mas nós preferimos levar o sucesso ao pelourinho e seguir o Estado de mão estendida, empenhando o futuro à suja espuma dos dias.
Chegou o verão. As crianças deixam em casa os livros escolares, os dias esticam-se até às dez da noite (ou mais tarde), o calor cola-se à pele e os feeds voltam a encher-se de cocktails tropicais, chapéus de palha, sunsets e refeições que fazem crescer água na boca. Parece que está tudo a viver o ve
O desafio não está em regular menos, mas em regular melhor. A sustentabilidade não se constrói apenas com regras, mas com visão, liderança e compromisso.
Olhando para a manipulação crescente de áudio, vídeo e imagem, gerada por inteligência artificial, Rui Branco diz que para mitigar os riscos as organizações têm de adotar uma abordagem multifacetada, controlos técnicos e não técnicos e novos processos empresariais.
Ao abordar a ética e privacidade, não podemos deixar de parte a visualização de dados, que desempenha um papel central na comunicação de informações complexas de forma acessível e compreensível, permitindo a análise rápida e eficiente de grandes volumes de dados.
Sócrates, o arguido com mais soberba, arrogância, falta de educação e sem qualquer noção que o tribunal não é um palco da sua tragédia grega mas sim um pilar da democracia.