O Município de Lousada assinala, hoje dia 8 de maio, o Dia Internacional da Proteção Civil com uma exposição interativa na Avenida Senhor dos Aflitos, a partir das 9h30.

A iniciativa conta com a participação de diversos agentes da Proteção Civil e é especialmente direcionada aos alunos das escolas básicas do concelho, que poderão conhecer de perto o trabalho desenvolvido por estas entidades.

Ainda no âmbito da programação municipal, esta sexta-feira, 9 de maio, realiza-se a ação de formação “Comunicar no Associativismo: Oportunidades e Desafios”, dirigida pelo Diretor de Comunicação e Imagem do SC Braga, Alexandre Carvalho.

A formação acontece na Biblioteca Municipal de Lousada, entre as 19h30 e as 22h00, com certificação de 0,5 unidades de crédito para treinadores.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do site da autarquia: https://www.cm-lousada.pt/p/formacao-desporto ou através do email: desporto@cm-lousada.pt

No sábado, 10 de maio, a ciência ganha espaço no Parque de Lazer de Sousela com mais uma edição da atividade “Ciência no Parque”, desta vez com o tema “Desvenda o Crime”.

O evento começa às 9h00 e requer inscrição gratuita através do portal da Câmara Municipal: www.cm-lousada.pt/p/ciencia-no-parque

O fim de semana prolonga-se com atividades desportivas integradas no Programa Municipal de Caminhadas.

No domingo, dia 11, realizam-se duas caminhadas em simultâneo. Em Lodares, a Caminhada do Dia da Mãe, organizada pela Comissão de Festas de Santa Marinha, parte da Quinta da Leiloeira às 10h00, com as inscrições podendo ser feitas pelos telefones: 912 668 534, 918 678 376 e 914 409 963.

Também às 10h00, em Lustosa, acontece a IX Caminhada Street Cross, promovida pela Associação Desportiva de Lustosa, com início na Alameda da Igreja.

A inscrição pode ser feita pelo número de telemovel: 912 554 962 ou em formulário próprio disponível em https://forms.gle/wuyum7zqtPFzp3NT6.

Ambas as iniciativas incluem momentos de convívio e entrega de t-shirts aos participantes.

Já na vertente cultural, o festival Folia – Festival Internacional de Artes do Espetáculo chega ao fim no domingo com uma agenda recheada de propostas.

A programação começou na quarta-feira com um recital de poesia e música no Centro de Interpretação do Românico.

Nesta quinta-feira, o Auditório Municipal recebe a peça “Museu do Esquecimento”, da companhia Trigo Limpo, e na sexta-feira é apresentada “Ana Plácido”, pela Jangada Teatro.

No sábado, a Mata de Vilar acolhe a oficina ambiental “A Floresta que há em nós”, e à noite, pelas 21h30, a Companhia do Chapitô sobe ao palco com a sua versão de “Rei Lear”.

O encerramento do Folia 2025 acontece no domingo com dois momentos de destaque: às 17h00, no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, há teatro de rua, circo e dança com o espetáculo “Carmim”, da companhia Coração nas Mãos.

Logo depois, “O Corcunda de Notre Dame”, da Jangada Teatro, marca o final do festival. Os bilhetes estão à venda no Auditório Municipal e online, em jangadateatro.com/folia.