Este aumento do preço do petróleo poderá impulsionar novamente a inflação, especialmente em países fortemente dependentes do petróleo, como os da Europa.
Helena Chaves Anjos analisa a estratégia europeia de investir poupanças improdutivas e destaca a necessidade de serem criados produtos seguradores mais atrativos para os aforradores.
Um candidato que mal compreende a língua nacional não tem condições para votar, exercer cargos, participar na vida pública ou compreender os fundamentos da Constituição.
A ideia de que o Algarve só será competitivo se for barato é um erro estratégico. A lógica da escolha entre volume e valor aplica-se aqui como em qualquer outro setor.
Junho é o mês dedicado ao ambiente, assinalado por duas datas de grande relevância para a sensibilização ambiental no contexto de AVAC-R (Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração). No dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Ambiente, enquanto no dia 26 de junho comemora-se o Dia M
Nenhum país se pode considerar democrático quando os supostos representantes do povo são de facto os representantes escolhidos pelos dirigentes partidários no poder, quando não de um único chefe dirigente de cada partido.
As empresas que vão vencer os desafios da segunda metade de 2025 serão aquelas que transformarem a incerteza em capacidade de decisão. Que perceberem que, mais do que resistir, é preciso reposicionar.
A poluição atmosférica impacta desproporcionadamente a população mais vulnerável, estando as desigualdades sociais e económicas associadas a uma maior exposição a ar de pior qualidade.
Os da bolha vivem para os seus egos, os seus interesses e as suas circunstâncias, estão-se nas tintas para os outros, mais urbanos ou rurais, residentes ou ausentes do território, acomodados ou insatisfeitos com as respostas do sistema.
Até pode ser uma derrota decisiva do Irão, com Israel a viver em paz até ao fim dos tempos e Trump e Netanyahu a ficarem como os grandes promotores da paz no mundo. Mas eu cá desconfio que não.
Os produtores nacionais recebem menos 7 cêntimos por cada litro de leite produzido em Portugal, face à média europeia. A médio prazo, este desequilíbrio põe em causa a viabilidade da produção nacional.
É necessário que Portugal defenda, junto das instituições europeias, uma visão clara de desenvolvimento que articule os objetivos de segurança com os objetivos económicos e sociais.
A Europa é um gigante económico sentado num banco de areia. Tem pernas, mas afunda‑as em debates internos e mecanismos de decisão lentos, obsoletos para tempestades políticas.
A ideia é perseguir estratégias baseadas em inovação que transcendem os padrões de crescimento económico e da produtividade mais convencionais e levem a um desenvolvimento de maior qualidade.