A ONU reduziu ligeiramente as probabilidades de ocorrência do La Niña, fenómeno meteorológico que provoca temperaturas mais amenas, até ao final de 2024.
O Presidente do Brasil anunciou medidas para beneficiar dezenas de comunidades amazónicas, incluindo a conclusão de uma polémica estrada que atravessa a maior floresta tropical do mundo.
Mais de 30 organizações e movimentos civis pedem, numa carta aberta o Governo, a divulgação dos termos do acordo de gestão transfronteiriça da água que está a ser negociado entre Portugal e Espanha.
O executivo da Câmara do Porto foi ontem unânime em criticar a decisão que permite à Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) fixar as tarifas da água, defendendo que essa é uma competência do poder local.
O presidente da Federação Nacional de Regantes de Portugal (FENAREG), José Núncio, disse ontem que as questões da quantidade da água devem ser mais discutidas e defendeu a construção de uma “barragem grande” no Tejo.
As vindimas já arrancaram no Dão e as expectativas são de que as uvas colhidas resultarão num vinho de grande qualidade, mas as quebras na produção poderão ser superiores a 20%, avisou o presidente da Comissão Vitivinícola Regional.
A mineradora Vulcan, empresa indiana que explora carvão em Moçambique, ultrapassou os "limites de poluição" em Moatize, no centro do país, e não observou os padrões de qualidade ambiental, disse ontem a ministra da Terra e Ambiente moçambicana.
De acordo com um estudo de modelização, se forem aplicadas fortes medidas de mitigação para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (SSP1-2.6), prevê-se que esta percentagem desça para 20% da população mundial.
Moçambique e Vietname assinaram ontem dois memorandos de entendimento nas áreas de aquacultura, energia e recursos minerais, anunciou o Presidente moçambicano, referindo que os instrumentos vão consolidar a “amizade histórica” entre os dois países.
Os alimentos para animais de companhia consomem, pelo menos, 9% de todo o gado a nível mundial, aumentando para 20% em países como os EUA, onde o número de donos de animais é elevado.
Começou a Euronext Sustainability Week: um compromisso pan-europeu com as finanças sustentáveis. Para este ano estão planeados 40 eventos externos, incluindo conferências, workshops e webinars.
A quantidade de pilhas e baterias enviadas para reciclagem aumentou oito vezes, no primeiro semestre do ano, anunciou ontem a associação Eletrão, que recolheu mais de 963 toneladas de material entre janeiro e junho.
Investigadores da UNSW Sydney descobriram três novas espécies "Thylacines" em fósseis desenterrados da Área do Património Mundial de Riversleigh, na região de Waanyi, no noroeste de Queensland.
As concentrações de metano na atmosfera continuam a aumentar, a um ritmo que acelerou nos últimos anos, apesar da promessa de muitos países de reduzir drasticamente as emissões deste gás com efeito de estufa, alertaram hoje os investigadores.
Em Outubro, na ilha de Haikou, na China, será disputada a final mundial do maior torneio de golfe de empresas do mundo. Em jogo estarão 30 países, 60 jogadores internacionais, e Portugal quer revalidar o título com a empresa Avila Spaces.
A Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra vai criar uma horta comunitária no terraço do seu edifício principal, querendo envolver toda a comunidade no processo
Cerca de 200 ambientalistas foram assassinados em todo o mundo em 2023, com a Colômbia a surgir, mais uma vez, como o país mais perigoso para os ativistas, anunciou hoje uma organização não-governamental (ONG).
A Conferência “A Importância da Sustentabilidade para a Criação de Valor nas Empresas” que a LIPOR, juntamente com a Ordem dos Engenheiros – Região Norte, está a organizar, terá lugar no próximo dia 16 de setembro de 2024 na Casa da Música do Porto.
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa reuniu-se na sexta-feira com o autarca de Nova Iorque, num encontro em que trocaram "boas práticas" face a questões relacionadas com pessoas em situação de sem-abrigo, sustentabilidade, cultura e inovação.
Chuvas torrenciais atingiram as montanhas e desertos, normalmente áridos, do norte de África durante o fim de semana, causando inundações que mataram aproximadamente duas dúzias de pessoas em Marrocos e na Argélia e destruíram casas e infraestruturas críticas.
A associação ambientalista Zero apelou ao Governo que acelere a concretização de Zonas Zero Emissões, referindo que a exposição a níveis de poluição acima das diretrizes da OMS está associada a cerca de 253 mil mortes prematuras na UE.