
Esposende reafirma a sua posição como um território dinâmico e promissor para viver, investir e trabalhar, o presidente da Câmara Municipal, Guilherme Emílio, abriu ontem, pela manhã a 2.ª edição da Start Me Up – Feira de Emprego, Empreendedorismo e Futuro, um evento que decorre até amanhã na Zona Ribeirinha de Esposende.
O autarca destacou o evento como uma afirmação de Esposende enquanto concelho voltado para a inovação, talento e conhecimento.
“Este evento faz parte de uma estratégia política clara de tornar Esposende um território atrativo para as empresas, o investimento qualificado e os jovens que aqui desejam viver, trabalhar e prosperar”, afirmou Guilherme Emílio.
Sublinhando a prioridade do Município em promover a fixação de empresas e criar condições para o crescimento económico, com a construção de infraestruturas adequadas e o apoio ao empreendedorismo local.
A Start Me Up, segundo o Presidente da Câmara, constitui-se como uma plataforma de oportunidades, tanto para quem busca emprego quanto para quem procura inspiração e desenvolvimento. “São sementes que, lançadas hoje, contribuirão para o desenvolvimento económico e sustentável de amanhã”, disse.
António Amaro Areias, Presidente da ACICE – Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende, elogiou a iniciativa, destacando a sua relevância para as empresas e, principalmente, para os jovens, que são os principais protagonistas do futuro no mercado de trabalho e do empreendedorismo.
Para Areias, eventos como a Start Me Up são fundamentais num mercado de trabalho cada vez mais volátil e repleto de oportunidades.
Jorge Oliveira, Diretor de Proximidade Regional do IAPMEI, também esteve presente, manifestando o seu entusiasmo pela continuidade da feira, especialmente num período de intensas transições no mundo do trabalho e da economia, o responsável convidou os participantes a aproveitar a iniciativa para desenvolverem competências e ampliar a sua rede de contactos.
A sessão de abertura foi animada pela Azeituna – Tuna de Ciências da Universidade do Minho, que trouxe uma energia contagiante ao evento.
A Start Me Up proporciona um contacto direto entre jovens e adultos, o mercado de trabalho e a oferta educacional, estimulando o espírito empreendedor e o networking.
Além dos expositores, que incluem empresas de recrutamento e startups inovadoras, o evento conta com uma programação diversificada, com palestras, workshops e sessões de networking.
A feira está organizada em três espaços temáticos:
- O Palco Futuro, focado no desenvolvimento pessoal e profissional, nas tendências do mercado e no futuro dos negócios e carreiras;
- O Palco Conexão, onde empresas e entidades apresentam as suas oportunidades; e
- O Palco Sabor, que combina empreendedorismo com experiências gastronómicas, através de showcooking e degustações.
Este ano, o evento apresenta cerca de 30 expositores, mais de 250 ofertas de emprego e quase 20 momentos de programação, incluindo sessões sobre inteligência artificial, empreendedorismo digital e tendências de carreira.
Para os participantes, há ainda a possibilidade de realizar sessões de fotografia profissional para currículos e LinkedIn.
Tal como na edição anterior, a Start Me Up oferece um espaço cowork, permitindo aos participantes que precisem de trabalhar durante o evento, uma oportunidade para se dedicarem aos seus projetos.
Toda a informação sobre o evento pode ser consultada no site oficial da STAR Esposende: https://www.startesposende.pt/noticias/2a-edicao-start-me-up-feira-de-emprego-empreendedorismo-e-futuro/.