
O Regimento de Cavalaria nº3 (RC3), de Estremoz, realizou uma peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, esta quinta-feira.
Uma tradição que se insere nas «atividades de moral e bem-estar» dos militares do regimento, assim como «nas comemorações da Páscoa», segundo o comandante do RC3, o Coronel de Cavalaria Peralta Pimenta, em declarações a’ODigital.pt.
Desta forma, é «extremamente importante para nós, que tenhamos estes momentos de reflexão, até pelos nossos militares que estão lá fora em missão», uma vez que há “Dragões de Olivença” na Roménia, na República Centro-Africana e em Moçambique.
«É, de alguma forma, rezar por eles, para que tudo corra bem, que venham sãos e salvos e que os próximos que vão, que cumpram tão bem ou melhor», acrescentou o comandante.
Referiu ainda que todas as atividades «chegam aos nossos camaradas que estão fora do território nacional», para que «sintam que estamos a pensar neles e estamos aqui também por eles».
O Coronel Peralta Pimenta sublinhou também o «sentimento de camaradagem» como a «essência dos valores de quem se dedica de corpo e alma às Forças Armadas», quando questionado relativamente aos “companheiros de viagem”.
Contando com a presença também de antigos militares do Núcleo da Liga dos Combatentes Estremoz, dos Bombeiros Voluntários de Estremoz, militares da GNR de Estremoz e pessoas da Cruz Vermelha de Estremoz, a peregrinação é também «importante» para demonstrar o «carinho que têm» pelo regimento.
«Isso enche-nos o coração, porque são elementos que no dia a dia nos cruzamos com eles em diversas circunstâncias», adicionou.
Já o Bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. Sérgio Dinis, destacou que as peregrinações «na nossa vida de cristãos, são extremamente importantes para o nosso enriquecimento espiritual».
«É sempre um tempo de interiorização, meditação, introspeção e um momento para nos encontrarmos connosco próprios e com Deus», acrescentou, dizendo ainda que, quando feita em conjunto, «é uma boa oportunidade de descobrirmos que precisamos sempre uns dos outros».
D. Sérgio Dinis vincou ainda que «é muito gratificante, também em termos espirituais, peregrinar a um santuário dedicada a Nossa Senhora», pois «sabemos perfeitamente que o grande amor a Maria Santíssima nos conduz ao seu filho, Jesus».
O Regimento de Cavalaria celebra os 150 anos de sede em Estremoz no próximo dia 5 de abril. Já no dia 12, haverá uma caminhada solidária para angariar fundos para a CERCI de Estremoz.
De seguida, fique com a foto-reportagem da peregrinação.