A Câmara Municipal de Beja anunciou os vencedores do concurso de escrita criativa «Beja, uma Carta de Amor», iniciativa que integrou a programação das Palavras Andarilhas e que teve como objetivo valorizar a cidade através da escrita.

O primeiro prémio foi atribuído a Ramiro José Morais Santana Marreiros, com o texto intitulado Ó cidade da Paz. O segundo prémio foi para Gabriel Alexandre Marques Garcia Calado, com o trabalho Querida Júlia, e o terceiro prémio distinguiu Lia Alexandra Silva Revés, autora de Uma Carta de Amor à Cidade do Meu Coração.

Os vencedores receberão, respetivamente, os seguintes prémios: publicação do texto, voucher cultural e gastronómico no valor de 200 euros e fim de semana para duas pessoas num hotel em Beja (1.º prémio); publicação e voucher de 100 euros (2.º prémio); e publicação acompanhada de um conjunto de produtos regionais (3.º prémio).

O concurso «Beja, uma Carta de Amor» foi inspirado na figura histórica de Mariana Alcoforado e na tradição epistolar, tendo como ponto de partida o vídeo com o mesmo nome, lançado em maio deste ano. O projeto retrata a cidade a partir de cartas, postais, SMS, emails e videochamadas, partilhadas por quem vive ou visita Beja, revelando diferentes formas de expressar o vínculo afetivo ao território.

A iniciativa insere-se na campanha «Venha a Beja com Vagar», lançada em 2021, e pretendeu incentivar residentes, antigos habitantes e visitantes a partilhar a sua ligação emocional à cidade, promovendo o conhecimento do património e da hospitalidade local através da palavra escrita.