A Polícia de Segurança Pública (PSP) divulgou o plano de segurança e mobilidade para a Final da Taça de Portugal Feminina – Generali Tranquilidade, que se realiza no próximo sábado, 17 de maio, pelas 15h00, no Estádio Nacional, entre as equipas do SU Torreense e SL Benfica.

As portas do recinto abrirão oficialmente às 13h30, mas a PSP dará início ao policiamento a partir das 12h30, altura em que se iniciam também os condicionamentos de trânsito nas imediações do Estádio, com vista a assegurar a segurança dos adeptos, equipas e demais intervenientes no evento.

A PSP recomenda que os adeptos do SU Torreense acedam ao Estádio pelo lado sul, através do Parque 1, utilizando a A9 (CREL), entrando pelo Alto da Boa Viagem e seguindo em direção a Algés.

Já os adeptos do SL Benfica devem optar pelo acesso norte, estacionando no Parque 3, com entrada pela A5, seguindo as indicações para o Estádio.

A autoridade alerta ainda para possíveis constrangimentos adicionais devido à realização, no mesmo dia e local, das finais do Campeonato Nacional de Rugby — com jogos às 14h00 e 17h00 — no Complexo Desportivo do Jamor, assim, os adeptos do rugby deverão também utilizar preferencialmente o Parque 3.

A PSP sublinha que todo o policiamento visa minimizar os impactos na circulação e garantir a segurança pública, relembrando ainda que são crimes puníveis por lei:

  • A venda ou distribuição de bilhetes falsos;
  • Danos em transportes públicos ou equipamentos utilizados pelo público;
  • Rixas durante deslocações para ou a partir de eventos desportivos;
  • A entrada não autorizada no relvado ou zona de competição.

Para uma melhor experiência e segurança, é aconselhado:

  • Utilizar transportes públicos para se deslocar ao Estádio;
  • Chegar com antecedência suficiente para os controlos de segurança;
  • Evitar trazer malas ou mochilas;
  • Não estacionar em locais proibidos e não deixar objetos à vista no carro;
  • Transportar apenas o essencial e guardar carteiras e telemóveis em bolsos interiores;
  • Respeitar todas as indicações das autoridades e assistentes de recinto.

A PSP reforça ainda o apelo à civilidade e respeito mútuo, pedindo que os adeptos evitem comportamentos violentos ou provocatórios.

Qualquer situação de emergência deve ser comunicada de imediato através do número de emergência 112 ou através do contacto direto com o Comando Metropolitano de Lisboa: 217 654 242 ou marcando [21 polícia] no telemóvel.

A polícia garante que estará preparada para intervir de forma célere em qualquer situação que ponha em causa a ordem pública ou a segurança de quem participa neste evento desportivo.