
A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, autorizou o levantamento da suspensão preventiva de circulação de 81 viaturas de bombeiros, após confirmação de que os veículos cumprem todos os requisitos legais para operação.
A decisão foi tomada na sequência da verificação técnica pelas entidades competentes, que confirmaram a homologação integral pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). As viaturas foram cedidas pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a várias Associações Humanitárias de Bombeiros, no âmbito do contrato CP-V 056/01/2023.A, em regime de comodato.
Estes veículos, cuja circulação se encontrava suspensa por precaução, estão agora totalmente operacionais, permitindo o reforço imediato da capacidade de resposta do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR).
O Governo sublinhou, em nota oficial, a “total confiança no dispositivo de combate a incêndios e no trabalho de excelência desenvolvido diariamente pelos bombeiros portugueses em todo o território nacional”.
A confirmação da segurança e legalidade das viaturas permite não só aumentar a prontidão das corporações locais, como também garantir maior eficácia na resposta aos incêndios florestais, especialmente com a aproximação da época crítica.