
No próximo dia 25 de abril, pelas 17h00, o Centro Cultural Alfredo Keil, em Ferreira do Zêzere, recebe o recital poético-musical “Pena Capital”, uma proposta do programa CAMINHOS que assinala o Dia da Liberdade através da palavra e da música. O espetáculo presta homenagem à obra do poeta e artista plástico Mário Cesariny, figura central do surrealismo português e símbolo de liberdade criativa e irreverência.
Interpretado pelo ator André Gago, com criação musical ao vivo de Francisco Sales, “Pena Capital” propõe uma imersão intensa na poesia de Cesariny, num diálogo entre a voz e a guitarra. Num momento de evocação da liberdade, da imaginação e da resistência, o recital reforça o valor simbólico do 25 de Abril enquanto marco da democracia e da emancipação artística e social.
Este espetáculo marca o encerramento da programação de abril do CAMINHOS, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em articulação com 11 municípios da região, que promove uma cultura descentralizada, inclusiva e acessível, através da circulação de artistas e espetáculos em vários concelhos.
CAMINHOS continua em maio com propostas culturais em Mação, Ourém, Abrantes, Torres Novas, Constância, Alcanena, Tomar e Entroncamento. A programação inclui teatro físico, marionetas, concertos e performances comunitárias, com destaque para espetáculos como “Sómente”, “Edmundo”, o “Coro dos Comuns”, “Vida por Turnos” e “Um Submarino em Marte”.
O programa completo está disponível em caminhos.mediotejo.pt.