No próximo dia 25 de maio, pelas 09h00, realiza-se mais uma edição dos “Percursos com História”, iniciativa promovida pelo Município da Marinha Grande, desta vez dedicada à “Estrada do Guilherme”, um trajeto com raízes no ano de 1794.

A caminhada, com interpretação do autor marinhense Luís Abreu e Sousa, propõe uma viagem ao passado, evocando o papel de Guilherme Stephens na construção desta via. Esta estrada teve um papel essencial no escoamento dos produtos da Real Fábrica de Vidros da Marinha Grande até à estrada real, facilitando a ligação da indústria vidreira ao resto do país.

O percurso inicia-se às 09h00 no Arquivo Municipal da Marinha Grande, com uma segunda opção de ponto de encontro às 09h30, no Clube Desportivo Moitense, de onde parte o itinerário. Com cerca de 10 quilómetros, em piso arenoso e com dificuldade moderada, a caminhada deverá durar cerca de três horas.

Esta é uma oportunidade para a população contactar diretamente com o património histórico e natural do concelho, aprofundando o conhecimento da identidade marinhense através da reinterpretação dos seus caminhos e figuras marcantes.