
A Câmara Municipal de Almada decidiu decretar a Situação de Alerta, nos termos da Lei de Bases da Proteção Civil, tendo em vista a interdição de circulação de pessoas no Cais do Ginjal, desde as proximidades do terminal fluvial de Cacilhas até aos estabelecimentos de restauração existentes no Olho de Boi.
Na nota enviada às redações a autarquia dá conta que a Situação de Alerta vigora até ao dia 1 de maio de 2025, podendo ser renovada.
«Apesar do acompanhamento da situação pelo município, que compreende as visitas técnicas realizadas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, pela área social e pelos serviços técnicos (engenharia e jurídicos), foram encetadas, sem sucesso, outras ações, designadamente a realização de notificações aos proprietários do edificado, a notificação para realização de obras junto da Administração do Porto de Lisboa (APL) e apresentada proposta concreta junto do Governo para encontrar uma solução que possibilite a reabilitação daquele espaço» refere a nota.
A autarquia considera ainda que «o acelerar da degradação do Cais do Ginjal nos últimos tempos, potenciado pelos vários eventos meteorológicos e fenómenos naturais que se têm vivenciado, determina o encerramento da circulação naquele espaço, tendo em vista o restabelecimento das condições que possibilitem a sua utilização em plena segurança».
A Câmara Municipal de Almada irá realizar obras de requalificação da escadaria junto ao Elevador da Boca do Vento e assinalar os meios alternativos de acesso aos espaços que não ficarão condicionados para mitigação dos impactos adversos, além de «encetar todos os esforços no sentido de ser reposta a normal circulação, com a maior brevidade possível».