
"[Às instituições cabe] selecionar e verificar a autenticidade de numerário para se protegerem de perdas devido a falsificação [da moeda]", disse Rogério Zandamela, governador do BM, citado hoje em comunicado da instituição.
O objetivo do memorando é também "promover eficiência" na circulação de notas e da moeda moçambicana (o metical), garantindo que a sua seleção, contagem, transporte e distribuição sejam feitos corretamente e com custos mais baixos.
No acordo, é responsabilidade do BM assegurar a integridade das notas e moedas em circulação, além de educar o público para melhor conservação do dinheiro.
Por outro lado, as instituições de crédito têm a responsabilidade de verificar a autenticidade do numerário para evitar a falsificação e outros crimes financeiros.
No total, a ICSF integra 20 instituições bancárias, com destaque para o Standard Bank, Millennium Bim e Banco Comercial e de Investimentos - BCI, três dos principais na banca moçambicana.
EYAC // VM
Lusa/Fim