No final da quarta jornada deste campeonato, o Benfica estava na sétima posição, com apenas sete pontos. Perdera em Famalicão (0-2), ganhara a Casa Pia (3-0) e Estrela da Amadora (1-0) e empatara com Moreirense (1-1). Roger Schmidt estava a ser contestado desde meados da época anterior e, perante a sequência de resultados, tornou-se inevitável a sua saída. Após o jogo em Moreira de Cónegos, treinador e jogadores foram muito contestados pelo adeptos e o presidente Rui Costa deixou a bancada a seguir ao golo do Moreirense (83’).

No dia seguinte, 31 de agosto de 2024, o Benfica despediu Roger Schmidt e, de seguida, Rui Costa falou aos jornalistas em conferência de imprensa: «Começámos esta época a ambicionar estabilidade, mas ao fim de quatro jornadas, pelos resultados obtidos e pelas exibições não obtidas, consideramos que chegou o momento de trocar de treinador. Estamos já a olhar para o futuro, já estamos a trabalhar num novo treinador e que muito em breve irão saber quem é.»

No mesmo dia, A BOLA avançava com o nome mais provável para substituir o treinador alemão: Bruno Lage, 48 anos. O técnico estava livre de contrato, depois de ter deixado o comando dos brasileiros do Botafogo, em 2023, e em condições de negociar e assumir imediatamente a responsabilidade de liderar as águias depois da saída de Schmidt.

Finalmente, a 5 de setembro, Bruno Lage dava no Seixal o primeiro treino. Após o final desse treino, houve conferência de imprensa. E o treinador falou assim: «Quero um futebol que os adeptos gostem. Ofensivo, dinâmico, divertido e que puxe pela bancada. Levo a minha vida no sentido de sermos melhores todos os dias. É assim que um treinador como eu, que começou a treinar meninos aqui, pode chegar a esta posição. O passado recente tem-nos dito que a desvantagem pontual que temos para o primeiro não é significativa, é possível recuperar e, além do campeonato, há competições em que temos objetivos definidos em função da grandeza do Benfica.»

Agora, oito meses depois, o Benfica de Bruno Lage recuperou cinco pontos ao Sporting e está em igualdade com os leões. Se se sagrar campeão, já no sábado ou após a jornada 34, Lage fará o que nunca outro treinador fez em Portugal: ganhar dois campeonatos entrando a meio da época. Foi assim em 2018/2019 e será assim, caso seja mais forte do que o Sporting, em 2024/2025.

Caso os encarnados sejam mesmo campeões, Bruno Lage passará a integrar o lote de treinadores que venceram duas Ligas pelo Benfica, o lado de Lippo Herczka, Béla Guttmann, Fernando Riera, John Mortimore, Toni e… Roger Schmidt. Se o não forem, Lage manter-se-á ao lado de Vítor Gonçalves, Ted Smith, Lajos Czeizler, Elek Schwartz, Fernando Cabrita, Milorad Pavic, Mário Wilson, Lajos Baróti, Giovanni Trapattoni e… Roger Schmidt.

O treinador do Benfica com mais campeonatos é o brasileiro Otto Glória. Venceu em 1954/1955, 1955/1956, 1967/1968 e 1968/1969.