"A maioria das localidades situadas nos arredores de Lysychansk encontram-se sob o controlo das tropas da república popular de Lugansk (RPL) e da Rússia", escreveu Ródio Miroshnik nas redes sociais.

O mesmo representante da RPL indicou ainda que a ofensiva contra a cidade está a decorrer em quatro frentes.

Miroshnik declarou que na zona sul, na fábrica de artigos de borracha RTI, "as tropas 'aliadas' (da RPL e da Rússia) entraram na cidade e efetuaram 'operações de limpeza' nos quarteirões da zona".

No norte, "as tropas 'pacificadoras' (RTL e Rússia) progrediram em três ou quatro quarteirões da zona urbana", escreveu Miroshnik. Segundo o mesmo responsável pró russo, a zona leste de Lysychansk também está a ser atacada sendo que os efetivos russos cruzaram o rio Sçeverodonets.

No sudoeste as forças russas estão a usar artilharia contra um sistema de "fortificações e de túneis" onde se encontram militares ucranianos.

"Só Deus sabe quantos vão ficar sobreviver depois desta barragem de artilharia, depois desta ofensiva não vão poder [forças ucranianas] ficar na zona durante muito tempo", disse ainda Miroshnik.

As informações difundidas pelo responsável pró russo ainda não foram confirmadas por fontes independentes.

PSP // SB

Lusa/Fim