Nesta digressão, a criadora de "Os búzios", de Jorge Fernando, é acompanhada pelos músicos Ângelo Freire, na guitarra portuguesa, Pedro Soares, na viola, André Moreira, no baixo, João Gomes, nos teclados, e Mário Costa, na bateria e percussões.

No sábado, Ana Moura atua no Festival Étnico de Jazz de Varsóvia, seguindo para Szczecin, na região da Pomerânia Ocidental, no noroeste da Polónia, onde atua, na próxima terça-feira, na sala da Filharmonia w Szczecinie.

No dia 06 de março, a fadista, já distinguida com dois prémios Amália, canta no Theater Casino de Zug, a cerca 25 quilómetros de Zurique, na Suíça, e, no dia seguinte, sobe ao palco do TAK -- Theater Liechenstein, em Vaduz, capital do principado, e no dia 08 de março atua no Cankarjev Dom, centro cultural e de congressos de Liubliana, na Eslovénia.

A digressão da criadora de "Desfado" encerra no dia 10, na Haus der Kulturen der Welt, em Berlim.

"Desfado", o mais recente álbum da fadista, cuja gravação ao vivo, em 2013, no Festival "Aqui mora o fado", em Lisboa, lhe valeu um Prémio Amália Rodrigues para o Melhor Disco, é a base do alinhamento dos espetáculos desta digressão.

Ana Moura, em vésperas de editar o CD, em novembro de 2012, afirmou à Lusa, que este é um "reflexo da carreira e das parcerias" que tem feito, tendo-a levado a "explorar" novas áreas.

Com o "fado arrumado", a fadista afirmou ter sentido liberdade para cantar "outras coisas", entre elas três temas em inglês.

"Não é uma negação do fado, eu gosto de cantar fado e não me sinto bem sem o cantar - é um percurso de carreira, quis explorar novas áreas, e refletir as parcerias que tenho feito. E tenho descoberto características em mim que desconhecia", disse.

Entre os 17 temas que compõem o álbum, destacam-se "Desfado", de Pedro da Silva Martins, "O espelho de Alice", de Nuno Miguel Guedes, na música do Fado Santa Luzia, de Armando Machado, e "Dream of Fire", composição da fadista para uma letra de um autor seu amigo, que quer manter o anonimato.

NL // MAG

Lusa/Fim