Três anos depois do seu lançamento, o modelo 100% elétrico da Skoda, com mais de 250 mil unidades vendidas, o Enyaq, foi agora renovado e já está disponível no mercado nacional com preços que arrancam nos €41.459.

Design moderno

Incorporando a nova linguagem de design Modern Solid da marca de Mladá Boleslav, O renovado Enyaq apresenta uma frente marcante com um Tech-Deck Face renovado em preto brilhante, Light Band e faróis de feixe de LED Matrix recém-projetados.

Além disso, o tradicional logotipo da seta alada que adorna os modelos da marca checa no capot desde 1926 é agora substituído pela palavra Skoda.

O design da traseira é igualmente marcante, com as letras Skoda em Unique Dark Chrome, um perfil bem definido, os faróis traseiros em forma de “C” estão disponíveis em duas variantes, ambas com tecnologia LED.

A versão de topo acrescenta indicadores de mudança de direção dinâmicos e integra as luzes traseiras na animação Coming/Leaving Home, oferecendo uma escolha de duas animações para as luzes traseiras LED com indicadores dinâmicos.

O visual do renovado Enyaq é sublinhado pelas jantes de liga leve de grandes dimensões, aerodinamicamente otimizadas, disponíveis em dimensões que vão das 19 às 21’’. Em particular, a gama inclui agora jantes de liga leve Supernova de 21’’ e uma pintura metálica exclusiva Verde Olibo, recentemente introduzida. As opções de cor estendem-se a dois acabamentos de pintura sólida e sete metalizadas.

As alterações efetuadas no exterior permitiu reduzir o coeficiente de arrasto da versão SUV do Enyaq de 0,257Cd para 0,245Cd, enquanto a versão Coupé passou de 0,240Cd para 0,229Cd. Este facto contribui para o aumento significativo da autonomia dos veículos no ciclo WLTP.

Asdias variantes do Enyaq tem por base a plataforma MEB e uma distância entre eixos de 2,76 metros. O eixo dianteiro está equipado com travões de disco ventilados e pinças de um pistão para o Enyaq 60 e de dois pistões para os Enyaq 85 e Enyaq 85x, enquanto o eixo traseiro está equipado com travões de tambor.

Além disso, as duas versões contam com uma suspensão dianteira MacPherson com braços triangulares inferiores e uma barra estabilizadora transversal, associada a uma suspensão Multilink com cinco braços transversais e barra estabilizadora de torção na traseira. O conforto pode ser ampliado com os amortecedores adaptativos DCC ou a direção progressiva com uma relação de desmultiplicação variável.

Já a versão Sportline do renovado Enyaq reforça a sua estética desportiva com detalhes em preto. Esta variante apresenta um acabamento em preto brilhante no spoiler dianteiro, nos frisos das janelas laterais e nas barras de tejadilho da carroçaria SUV, bem como nas capas dos espelhos retrovisores em preto metalizado. As letras dianteiras e traseiras também têm acabamento em preto.

Outras características incluem vidros laterais traseiros escurecidos e um vidro traseiro escurecido (SunSet), bem como o logo Sportline na porta da bagageira. Esta versão mais desportiva está equipada de série com jantes de liga leve Vega de 20’’ em preto metalizado, como opcional estão disponíveis jantes Supernova de 21’’ com igual acabamento.

Motorizações e baterias

O renovado Skoda Enyaq conta com três níveis de motorização. O modelo de entrada é agora o Enyaq 60, que substitui o 50, e que está dotado de um motor elétrico de ímanes permanentes no eixo traseiro de 204 cv de potência e 310 Nm e binário máximo quer é alimentado por uma bateria de iões de lítio 63 kWh, que permite uma autonomia de 437 para a versão SUV e de 446 para a variante Coupé. A velocidade máxima é de 160 km/h.

A variante Enyaq 85 também tem um motor elétrico e tração traseira, mas está equipada com uma bateria de iões de lítio de maiores dimensões, composta por doze módulos, com uma capacidade bruta de 82 kWh e autonomia de 586 km para a versão SUV e de 596 km para o Coupé. O motor produz uma potência de 286 cv e um binário máximo de 545 Nm.

Já o Enyaq 85x também está equipado com a bateria maior de 82 kWh com uma autonomia de 549 km para a versão normal e de 558 km para o Coupé, mas apresenta-se com dois motores elétricos, um por eixo, permitindo tração integral. Este sistema ajusta continuamente a potência transmitida às rodas dianteiras, reduzindo o consumo de energia e melhorando a estabilidade direcional. Ambas as versões atingem uma velocidade máxima de 180 km/h.

As três opções de motorização estão disponíveis quer para a versão SUV, quer para o Coupé, bem como para as variantes Sportline.

Todas as variantes do renovado Skoda Enyaq permitem capacidades de carregamento elevadas: até 165 kW para o Enyaq 60 e um máximo de 175 kW para o Enyaq 85x. Desta forma a marca checa anuncia que a bateria maior pode ser carregada entre 10 e 80% em 28 minutos nas estações de carregamento rápido DC. Já o Enyaq 60 pode ser carregado de 10 a 80% em apenas 24 minutos. Todos os modelos carregam até 11 kW em estações de carregamento AC.

No topo da Gama estão as variantes RS, com dois motores, um por eixo, e uma potência máxima de 340 cv e tração integral, que permite acelerar de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada a 180 km/h.

A sua bateria de alta tensão de 84 kWh, permite uma autonomia de até 560 km para o SUV e de 570 km para a variante Coupé e pode ser carregada até 185 kW. Além disso, também oferece agora o carregamento bidirecional de corrente contínua como uma nova funcionalidade.

Interior espaço e confortável

No interior, o renovado Enyaq oferece um amplo espaço para os passageiros, complementado por uma bagageira de capacidade generosa, de 585 a 1.710 litros de capacidade na versão SUV e de 570 a 1.610 litros na variante Coupé.

Além disso destaque para um volante redesenhado é agora aquecido de série que apresenta as letras Skoda, bem como um painel de instrumentos digital de 5’’ e um ecrã central de infoentretenimento 13’’ que fazem parte do equipamento de série. Nota ainda para o Head-up de realidade aumentada que está disponível como opção, como parte do Pack Advanced.

Por seu lado os bancos dianteiros passam a ser aquecidos, e o Enyaq está ainda dotado de ar condicionado Climatronic e preparação para gancho de reboque em todos os modelos.

Ao Volante

No pequeno teste que realizamos durante a apresentação nacional do Enyaq, tivemos a oportunidade de testar a variante Coupé 85 com 286 cv de potência, que oferece facilidade em encontrar uma boa posição de condução. Além disso, apresenta um nível de conforto elevado e muito espaço, digno de um modelo familiar, a que se juntam materiais e acabamentos bastante agradáveis ao tato, a que se junta uma boa insonorização do habitáculo.

Para além disso, podemos contar com várias soluções SimplyClever, caso de um guarda-chuva feito de materiais sustentáveis num compartimento do apoio de braço na porta do condutor e bolsas para telemóvel nas costas dos bancos dianteiros. A bagageira também oferece dois ganchos para sacos e uma cobertura retrátil, que pode ser acionada com um simples toque, que são sempre bastante uteis.

Logo que assumimos o volante e carregamos no acelerador percebemos de imediato que esta versão pode incomodar os “hatchbacks” rápidos, sem apresentar problemas de tração, sendo despachado nas ultrapassagens, sempre que solicitado e apresentado um rolamento suave, beneficiando do bom comportamento da suspensão, mesmo em pisos mais degradados.

Todos os preços

A Skoda anunciou que o renovado Enyaq está disponível no mercado nacional por um preço que arranca nos €41.459. Conheça aqui todos os preços:

Versão SUV – Preço

Enyaq 60 – €41.459

Sportline 60 – €45.901

Plus 85 – €49.462

Sportline 85 – €50.961

Plus 85x – €52.305

Sportline 85x – €53.806

RS 85x – €54.905

Versão Coupé – Preço

Enyaq 60 – €44.200

Sportline 60 – €48.642

Plus 85 – €52.201

Sportline 85 – €53.702

Plus 85x – €55.046

Sportline 85x – €56.545

RS 85x – €57.645