Todos têm direito a um lar, embora não, necessariamente, ao nosso lar. A diferença de tratamento no nosso lar depende da sua relação connosco e não dos seus direitos universais enquanto seres humanos.
As economias europeias que ultrapassaram Portugal em PIB per capita têm taxas globais máximas de IRC até 20%. Portugal apresenta uma das mais elevadas, com taxa efetiva superior a 30%.
Parece haver um consenso entre os partidos democráticos, quer na Alemanha quer nos países mais liberais, sobre o que tem de ser feito para evitar o crescimento desenfreado dos nacionalismos.
O século XXI inicia-se sob uma promessa: a IA será capaz de resolver aquilo que os humanos falharam em compreender ou manter. Mas há uma ironia trágica: quanto mais tentamos salvar o planeta com IA, mais o aquecemos.
Onde está a verdade e como é que, sobre a sua evidente ausência, é possível dissertar tanto e tão despudoradamente num sentido ou noutro, como se todos os espectadores fossem néscios?
São tantos e tão bons os temas que o difícil mesmo é escolher. De Barbara Ann a Good Vibrations, de Surfin USA a Kokomo passando por California Girls, Help me Rhonda e I Get Around são muitos os hits que nos fazem dançar ao sabor de um qualquer cocktail.
E enquanto saboreava umas pataniscas, ouvia nas televisões juras de amor de todos os candidatos e o júri matreiro que as classificava, maiores as mais à esquerda e menores, as mais à direita.
José Luís Carneiro tem de se fazer à estrada para recuperar o partido, enquanto a Justiça continua a ter um papel decisivo no nosso futuro político imediato.
É ao todo democrático que António José Seguro se deve dirigir, apelar e mobilizar, porque estamos fartos de um Portugal parcial, dos nichos, dos instalados, da bolha da capital e dos egos.
Esta reorganização representa uma tentativa de desbloquear investimentos estratégicos e alinhar mais eficazmente a política económica com os instrumentos de financiamento europeus.
O facto de nos estarmos muito distantes das metas estabelecidas pela UE não se deve à complexidade ou rigidez da nossa legislação em matéria de contratação pública. Mas à gestão dos órgão de decisão.
Inês Luís Alves, Advogada Associada Sénior de Direito dos Seguros da SPS Advogados aponta o apoio jurídico como determinante para a simplificação da comunicação das seguradoras.
A verdadeira salvaguarda da soberania, no mundo realista e desigual da geopolítica, talvez resida justamente naquilo que o Tratado de Não-Proliferação Nuclear tenta, há muito, impedir.
O caso de Robert Langer, professor do MIT, co-fundador da Moderna e de mais de 40 empresas, mostra que, quando a academia derruba muros e abraça o mercado, a inovação acelera e a sociedade beneficia.
A crise da habitação que atravessa a Europa não será resolvida com slogans, moratórias ou proibições. Será resolvida com mais oferta, melhor planeamento, regulação inteligente e investimento.
Enquanto advogados, os jovens arbitralistas encontram hoje espaço para crescer, aprender e afirmar-se. O desafio maior está noutro lado: no acesso ao papel de árbitro.
O segundo leilão (IF24) confirma a crescente competitividade do mercado europeu de hidrogénio e apresenta dados particularmente interessantes em torno da aceleração da transformação industrial.
Portugal já carrega no mundo do empreendedorismo é bastante auspiciosa. Combinado com a ligação cada vez mais estreita, entre universidades, politécnicos e indústria, são trunfos de diferenciação.