
A Câmara Municipal de Vila Viçosa, em articulação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, através do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, vai promover, nos dias 19 e 20 de maio, o exercício distrital de Proteção Civil ALCENTREX’25.
O exercício será desenvolvido em duas modalidades distintas: CPX (Command Post Exercise), no dia 19 de maio, e LIVEX (Live Exercise), no dia 20 de maio. No segundo dia, o cenário simulado inclui a ocorrência de um sismo com deflagração de um incêndio numa habitação, localizada no Bairro Operário, em Vila Viçosa, implicando a movimentação de meios no terreno.
A iniciativa tem como objetivo testar a eficácia dos planos municipais de emergência de proteção civil dos concelhos de Vila Viçosa, Mora e Évora, bem como do Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil de Évora. Serão também avaliados os procedimentos de ativação, a organização da resposta e a articulação operacional entre os agentes de Proteção Civil e outras entidades com especial dever de cooperação. O exercício prevê ainda a avaliação da coordenação política, quer a nível municipal, através da Comissão Municipal de Proteção Civil, quer a nível distrital, pela Comissão Distrital de Proteção Civil.
A realização do exercício ALCENTREX’25 implicará restrições de circulação rodoviária em Vila Viçosa. No dia 20 de maio, entre as 08h00 e as 16h00, a circulação estará temporariamente interrompida na Rua do Ponte e ruas transversais, bem como na Rua Manuel Lopes.