
Depois dos testes de MotoGP em Jerez, a Yamaha introduziu uma nova versão do motor da YZR-M1 – que todos os pilotos consideram ser uma mais-valia. No GP de França, Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) obteve a sua segunda pole position consecutiva.
Massimo Meregalli, diretor de equipa, explicou à TNT Sports que o aumento de potência não é significativo, lembrando que não é necessariamente o que mais importa:
– Esta nova especificação de motor é só ligeiramente mais potente sem quaisquer aspetos negativos, porque a manobrabilidade é muito mais importante do que a potência. E a sensação que todos os pilotos tiveram em Jerez foi positiva. Também esperávamos o mesmo dos dados. E fomos capazes de selar esta nova especificação de motor para todos os pilotos. É outra pequena atualização, enquanto continuamos a melhorar a moto, com a eletrónica.
O desenvolvimento não termina aqui, sendo que a Yamaha tem previsto mais um teste em Misano onde continuará a trabalhar com novos componentes… ao mesmo tempo que trabalha no motor V4: ‘É um trabalho duplo, porque estamos a desenvolver esta moto atual, mas também a outra. Então, estamos a tentar aprender com ambas. É um esforço incrível que estamos a fazer juntos. É gratificante, porque agora conseguimos começar a ver os resultados e é ótimo’, disse Meregalli.