Entre os dias 7 e 12 de maio de 2025, o Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou uma série de detenções, resultando em sete indivíduos, incluindo seis homens e uma mulher, sendo apanhados por diversos crimes na capital.

Violação de domicílio e introdução em lugar vedado ao público

No dia 7 de maio, pelas 12h40, na freguesia de Santa Maria Maior, dois homens, de 40 e 45 anos, foram detidos após se encontrarem a pernoitar no interior de um prédio sem autorização do legítimo proprietário.

Para aceder ao local, os detidos danificaram uma janela do primeiro andar, oproprietário do edifício optou por dar seguimento à queixa, levando os suspeitos a serem detidos. Ambos foram libertados após a detenção, mas notificados para comparecerem em tribunal.

No dia seguinte, 8 de maio, pela noite, uma mulher de 33 anos foi igualmente detida na freguesia de Arroios pelas mesmas acusações, a detida foi também libertada e notificada para comparecer em tribunal.

Roubo e agressão a mulher

Na madrugada do dia 10 de maio, pelas 01h05, um homem de 30 anos foi detido na freguesia de Santa Maria Maior por roubo por esticão.

O suspeito furtou a mala de uma mulher de 31 anos, contendo um telemóvel avaliado em 800 euros e diversos documentos, oroubo ocorreu quando a vítima e outras testemunhas estavam a apoiar uma pessoa que também havia sido alvo de roubo.

A ação foi registada pelo sistema de gravação de uma viatura de transporte privado (TVDE), o detido foi presente a tribunal e foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Resistência e coação a funcionário

No dia 11 de maio, pelas 20h15, na freguesia de Arroios, um homem de 37 anos foi detido por resistência e coação sobre funcionário público, após ser abordado pela polícia por ameaçar duas mulheres com uma arma branca, o indivíduo tentou fugir e fez ameaças aos agentes.

Durante a detenção, foi-lhe apreendida uma navalha multifuncional, o homem foi conduzido às celas de detenção do Cometlis até ser apresentado em tribunal.

Furto subtil e tentativa de furto em viatura

Ainda no dia 11 de maio, às 21h15, um homem de 36 anos foi detido na freguesia de Santo António pelo crime de furto subtil.

O suspeito, um carteirista, furtou a carteira de um homem de 69 anos que tinha a carteira no bolso das calças, o detido foi libertado e notificado para comparecer em tribunal.

No dia seguinte, 12 de maio, pelas 02h50, um homem de 28 anos foi detido na freguesia de Santo António pela tentativa de furto em viatura.

O suspeito foi encontrado a tentar roubar o interior de um carro, depois de ter danificado o vidro da viatura, o suspeito foi retido pelo proprietário do veículo até a chegada da polícia.

O homem foi libertado após a detenção e notificado para comparecer em tribunal.

Mandado de Detenção Cumprido

Por último, no dia 11 de maio, às 19h55, na freguesia de Santa Maria Maior, foi cumprido um mandado de detenção para continuação de pena.

Um homem de 39 anos, que estava em ausência ilegítima desde 13 de janeiro, foi detido e conduzido ao Estabelecimento Prisional de Monsanto, onde irá continuar a cumprir a sua pena.

As detenções fazem parte das ações de policiamento preventivo e combate ao crime urbano da PSP em Lisboa.

Cada um dos detidos foi notificado para comparecer em tribunal, onde enfrentará as acusações.