A zona ribeirinha de Esposende volta a ser palco de animação cultural com o evento “O Verão sai à Rua”, que decorre de 15 a 19 de agosto e integra a programação Esposende Verão 2025. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal, pretende dinamizar a cidade, valorizar o artesanato local e promover os produtos endógenos do território.

Apostando num período em que a cidade recebe milhares de turistas, visitantes e emigrantes, a autarquia reforça a promoção da marca “made in Esposende”, associando cultura, economia local e lazer. O evento conta com a presença de parceiros do programa ESlocal, que incentiva a produção e consumo de produtos regionais.

Ao longo dos cinco dias, os visitantes poderão descobrir uma mostra de artesanato com expositores de trabalhos em madeira, bordados, crochet, macramé, pintura em tecido, porcelana fria, velas artesanais, joalharia manual e artigos reciclados. O recinto funcionará das 15h00 às 24h00 durante a semana, e das 10h00 às 24h00 aos fins de semana e feriados.

A programação musical promete atrair público ao espaço, com concertos gratuitos às 22h00. No dia 15 de agosto, Rui Bandeira atua no Souto da Senhora da Saúde, no âmbito da festa local. Segue-se, a 16 de agosto, o tributo Queen Revolution, na Frente Ribeirinha. No Dia do Emigrante (17 de agosto), haverá demonstração gastronómica da “Vovó Zuzu”, com petiscos harmonizados com cerveja artesanal e vinhos verdes, e concerto de Joana D’Arc à noite. No dia 18, sobe ao palco Diogo Piçarra e, no dia 19, Pedro Abrunhosa encerra as celebrações do Dia do Município.

A iniciativa íntegra o Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende 2023–2027 e está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.