
Durante o mês de abril, a Marinha Portuguesa, através dos seus Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC), coordenou um total de 41 operações, que resultaram no resgate de 26 pessoas em diversas zonas do território nacional, incluindo o continente e os arquipélagos dos Açores e da Madeira.
A maior parte das ocorrências registou-se na área de responsabilidade do MRCC Lisboa, com 27 incidentes e 17 pessoas salvas.
No MRCC Ponta Delgada, nos Açores, foram realizadas 12 operações, que permitiram resgatar sete pessoas.
Já no Subcentro do Funchal, na Madeira, duas ações resultaram no salvamento de duas pessoas.
As ações de salvamento envolveram a colaboração de várias entidades, como a Marinha, a Autoridade Marítima Nacional, a Força Aérea Portuguesa, o INEM – CODU-MAR, bem como Serviços de Proteção Civil, Bombeiros, Administrações Marítimas e Portuárias, entre outros organismos integrados na estrutura auxiliar do sistema nacional.
A Marinha destacou ainda o papel dos navios mercantes e embarcações de pesca, que frequentemente interrompem as suas rotas comerciais para prestar auxílio em situações de emergência no mar, sempre sob coordenação dos centros MRCC.
Reconhecidos nacional e internacionalmente, os Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo da Marinha mantêm a sua missão de salvaguarda da vida humana no mar 24 horas por dia, 365 dias por ano.