Lisboa está de luto pela morte de Sua Santidade o Papa Francisco. A Câmara Municipal emitiu uma nota oficial onde manifesta o seu mais profundo pesar, sublinhando o papel do Papa como uma figura de paz, justiça social e defesa dos mais vulneráveis.

Carlos Moedas, presidente da autarquia, deixou uma nota pessoal em nome da cidade, enaltecendo o legado humanista e corajoso do Sumo Pontífice. “A morte do Papa Francisco deixa-nos uma imensa tristeza, mas também uma marca única de uma herança de humanidade, proximidade e coragem, que perdurará. Uma voz única, firme e de equilíbrio num mundo tantas vezes marcado pela indiferença”, afirmou.

O edil recordou ainda os momentos marcantes vividos durante a preparação e realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2023, na capital portuguesa. “Foi no Vaticano, a 22 de abril de 2023, a cem dias da JMJ, que estive pessoalmente com o Papa Francisco e lembro-me da humildade com que me recebeu e agradeceu o empenho de todos os lisboetas e de toda a cidade. Será um Papa que ficará para sempre no coração de Lisboa.”

A cidade de Lisboa promete manter viva a memória do Papa Francisco, que considerou um “farol” para crentes e não crentes, pela sua mensagem de proximidade, compaixão e esperança. “Em Lisboa saberemos honrar o seu legado, o legado do Papa da esperança”, concluiu Carlos Moedas.