
O município de Penafiel fechou ontem acordo com o grupo económico “Trofa Saúde”, para a construção de um hospital privado no concelho.
Segundo a autarquia, o equipamento vai localizar-se na freguesia de Guilhufe e Urrô, com uma área bruta de construção de 12.000 m2, num investimento estimado de 50 milhões de euros, a ser executado num prazo de cinco anos.
A expectativa é que o investimento origine 400 postos de trabalho, diretos e indiretos. Com a entrada em funcionamento desta nova unidade de saúde privada, prevê-se ainda que, em pleno funcionamento, sejam realizados 205.000 atendimentos.
Citado, Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, diz que esta é “uma ótima notícia para Penafiel e para a região” e que o investimento vai assegurar o reforço da rede de cuidados de saúde no território, para além de “contribuir para o desenvolvimento do tecido empresarial e gerar postos de emprego, muitos deles qualificados”.

Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração do grupo “Trofa Saúde”, António Vila Nova de Azevedo Costa, justifica o investimento em Penafiel pelo facto de o grupo não estar presente na região do Tâmega e Sousa. “Penafiel foi a nossa primeira opção e estou convicto de que vai ser uma parceria de sucesso”, refere.
Fotografias via C. M. Penafiel