
Um bom ribatejano que se prese não pode passar um ano sem ir à Feira de Maio à Azambuja e dali vir de corpo e alma cheio de sentimento e paixão ribatejana pela festa brava, o campo e a amizade que em cada rua da castiça vila se celebra.
Inaugurada esta quinta-feira, a Centenária Feira de Maio, “a mais castiça das festas ribatejanas”, arrastará milhares de pessoas, ribatejanas e não só, aos inúmeros eventos promovidos pela Câmara Municipal de Azambuja, que preparou mais uma edição onde todos os detalhes foram cuidados.
Silvino Lúcio, Presidente da Câmara Municipal de Azambuja, que deu o mote para o que será o certame deste ano, enalteceu no seu discurso os valores ribatejanos, como a amizade e o companheirismo que estão presentes na Azambuja, seja nas tertúlias ou nas ruas onde os amigos se juntam numa celebração única.
Na Praça das Freguesias, no Páteo Valverde, os visitantes podem degustar algumas das iguarias do concelho, com destaque ara o tradicional Torricado, prato que muito em breve será certificado.
Nas ruas da vila, as cinco largadas de toiros continuam a constituir a grande atração do evento, fazendo as delícias dos mais aficionados e dos milhares de visitantes. Isto, sem esquecer as muitas tertúlias particulares, que abrem as portas a quem queira refrescar a garganta ou petiscar, e ainda a ornamentação bem garrida e castiça de fachadas e janelas que tornam esta feira tão genuína e única, em pleno coração de Azambuja.
Depois desta quinta-feira Carminho ter sido a artista convidada, a festa continuará até segunda-feira.
Para a noite de sexta-feira, 23 de maio, está reservado um dos momentos altos da festa, o desfile dos campinos com o gado, à luz de archotes, a partir das 21h00, seguido da emblemática espera de toiros e largada noturna. Após a recolha dos toiros, já para lá da meia-noite, inicia-se a distribuição gratuita de sardinhas, pão e vinho em diversos pontos centrais da vila. Pela noite dentro, e pelas ruas fora… animação garantida com vários grupos de baile – “Bico D’Obra” no Largo do Rossio e “Mala Conexion” no Largo de Palmela.
A não perder, também, o tradicional programa de Fado Vadio no Largo da Fonte de Santo António e no Largo dos Pescadores, e ainda três bandinhas itinerantes a animar as ruas e os arraiais. Às 03h00 da madrugada, a Praça do Município promete encher com o concerto “Cromos da Noite”.
O Dia do Cavalo – sábado, será dedicado às atividades equestres, com a prova de perícia de campinos e as provas de condução de jogos de cabrestos, a partir das 15h00, na Rua Engº Moniz da Maia (entre a Praça do Município e o Centro Paroquial). A partir das 21h30, anuncia-se o tradicional passeio livre a cavalo, pelas ruas da vila e com visita a várias tertúlias.
Dois pontos altos marcam a animação na grande noite de sábado. Um deles será o concerto com o artista Nininho Vaz Maia, marcado para as 23h00, junto à Escola Boavida Canada. O outro é a já tradicional “Festa dos Anos 80”, iniciativa solidária da Tertúlia CCM”, que terá lugar na Praça do Município, com animação garantida a partir das 00h30 até o público querer.
Na manhã de domingo, dia 25, preenche-se a página mais solene da Feira de Maio, com a tradicional Homenagem ao Campino. Este ano, todos os campinos terão o seu valor publicamente reconhecido na pessoa de Isidoro Simões, um dos campinos que há mais anos participa na Feira de Maio. No segundo momento da cerimónia, será entregue o Pampilho de Honra gravado com o nome de Orlando Vicente.
Ainda no domingo – Dia do Campino, destaque para a tradicional Corrida de Toiros à Portuguesa, pelas quatro da tarde, na Praça de Touros Dr. Ortigão Costa.
Na reta final das festividades, a manhã de segunda-feira, 26 de maio, é dedicada às crianças com a iniciativa “Feira na Vila”, recheada de atividades de animação para alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Especial, pelas ruas do evento. A derradeira tarde preenche-se com a entrega de diplomas e troféus às melhores ornamentações, e despede-se com a última largada de toiros. À meia-noite, um espetáculo de fogo-de-artifício dará por encerrada a Feira de Maio 2025.