
No dia 24 de abril, às 21h30, o centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova apresenta o espetáculo Viagem a Lisboa, uma criação de Joana Cotrim e Rita Morais, a partir do texto da escritora Isabela Figueiredo.
Através de uma história ficcional, Viagem a Lisboa procura investigar o passado familiar das artistas e a sua ligação à história recente de Portugal, a partir de um texto original de Isabela Figueiredo colocado em diálogo com o álbum “Diz À Mãe Que Está Tudo Bem” do músico Silk Nobre.
Daqui resulta um espetáculo-concerto com interpretação dos criadores Fernando Nobre, Joana Cotrim e Rita Morais, a que se juntam João Pedro Vaz, Miguel Nunes e Mónica Garnel.
Em Viagem a Lisboa, a família surge como contexto nuclear para abordar tensões sociopolíticos, como o colonialismo, o racismo e a experiência dos “retornados”.
A chegada a Lisboa de uma geração mais velha a fim de visitar os filhos constituirá o ponto de partida para o desenvolvimento dramatúrgico de duas linhas discursivas fundamentais: a história familiar e os conflitos geracionais, investigando as dinâmicas familiares, os silêncios, as dificuldades de comunicação e a passagem do tempo.
Este espetáculo resulta de uma coprodução d’O Clube com A Oficina/Centro Cultural Vila Flor (em Guimarães) e o Teatro-Cine de Pombal e está em digressão por diversas salas do país, entre 5 de abril e 25 de outubro. A apresentação no Centro Cultural Raiano integra a programação da RTCP apoiada pela República Portuguesa — Cultura/Direção-Geral das Artes.
Em www.idanha.pt/agenda é possível encontrar mais informações sobre Viagem a Lisboa e consultar a agenda do Centro Cultural Raiano.
As reservas podem ser feitas, preferencialmente, através do número 277 202 900.
A entrada é gratuita, limitada à lotação, mediante levantamento de bilhete a partir das 20h30, no dia do espetáculo.