
As águas cristalinas da Baía de Setúbal transformaram-se num verdadeiro palco de uma das maiores celebrações do desporto aquático em Portugal. A corrida em águas abertas reuniu mais de 500 atletas, de diferentes faixas etárias, origens e níveis de experiência. Essa multiplicidade fez da competição um evento único e histórico, reunindo diferentes pessoas em torno de um mesmo objetivo: desafiar-se nas águas abertas, desfrutando de uma deslumbrante paisagem natural do Parque Natural da Arrábida. Saiba mais sobre isso a seguir.
Um evento em constante crescimento
Com edições anuais, essa corrida vem ganhando notoriedade internacional, se consolidando como um dos principais eventos desse tipo em toda a Europa, ultrapassando as fronteiras de Portugal. Na edição de 2025, atingiu-se um recorde de participação, o que refletiu no crescimento da modalidade e, consequentemente, na atratividade da região como um destino propício para a prática de desporto.
Dividida em categorias, com percursos e dinâmicas diferenciadas, a competição demonstra ter espaço para os mais diferentes perfis: dos amadores iniciantes, passando pelos intermediários e chegando até aqueles mais experientes, que já possuem técnica e resistência suficientes para aguentarem provas maiores.
Emoções nas Águas da Arrábida
A prova, que tem início nas primeiras horas da manhã, fornece aos participantes um belíssimo visual do sol nascendo por trás da serra. A maré, favorável, oferece boas condições para que todos possam competir adequadamente — embora precisem enfrentar um desafio bastante relevante: a temperatura da água, ligeiramente fria.
Ao longo de cada etapa do percurso, os atletas enfrentam as correntes, a visibilidade por vezes reduzida e, é claro, a distância. Para manter-se seguros e no caminho certo, o trajeto é demarcado por boias, que garantem a segurança — que conta ainda com o apoio de embarcações, caiaques e equipes de salvamento estrategicamente posicionadas, de modo a atender com rapidez e qualidade qualquer necessidade. Apesar da complexidade e dos obstáculos, a energia dos participantes é contagiante. Entre eles, dos amadores aos experientes, a valorização desta experiência e das memórias que ela proporcionará são unânimes.
Representatividade e inclusão em cada etapa
Um dos destaques deste evento também é a diversidade dos participantes. Além da forte presença de nadadores nativos de Portugal, a competição também conta com diversas representações de outros países, como Espanha, França, Reino Unido e Brasil. Estes atletas, turistas, são atraídos pelos desafios e, é claro, pela beleza natural do espaço.
Houve também uma atenção especial à inclusão, com categorias específicas para atletas com alguma necessidade especial, reafirmando o compromisso do evento com a acessibilidade no mundo desportivo. Por falar nisso, o universo desportivo tem, em todo o mundo, se consagrado como um ambiente plural, tanto nos seus participantes, quanto nas suas ofertas. Hoje, o desporto é muito mais do que um exercício físico e representa um verdadeiro mercado: produtos personalizados, itens colecionáveis, acessórios, apostas desportivas, programas de TV, ‘streaming’ especializados e outros itens ganharam o mercado todo — e em todo o mundo.
Uma Celebração da Natureza
Muito mais do que uma competição, a Corrida em Águas Abertas de Setúbal é uma verdadeira celebração da natureza. A localização privilegiada, considerada uma das mais belas do mundo, oferece um cenário que consegue encher os olhos de qualquer visitante. A organização, sabendo disso, aproveita a ocasião também para promover a sensibilização ambiental, enfatizando pontos importantes do cuidado com o meio ambiente e com o planeta.
Neste sentido, voluntários constantemente participam da organização, atuando em diversas frentes: das questões logísticas, a receção e, até mesmo, na divulgação de iniciativas ambientais aos atletas, convidados e espetadores. Com o envolvimento de tantas pessoas, o evento não poderia deixar de ser um sucesso.
Este evento é uma verdadeira celebração do desporto, por meio da superação pessoal num ambiente conectado diretamente com a natureza e a comunidade. Estes atributos ajudam a explicar o seu crescimento e o fato de, a cada ano, somar mais participantes. Além disso, este evento evidencia que é possível aliar alta desempenho e consciência ambiental numa experiência marcante para todos. Setúbal volta a se afirmar como um dos principais destinos desportivos em Portugal, e a Arrábida, com suas águas acolhedoras, mantem-se como um convite irresistível para a aventura, representando um verdadeiro privilégio para quem tem a oportunidade de participar.