
A Câmara Municipal de Viseu aprovou, esta segunda-feira, um conjunto de novos investimentos nas áreas das acessibilidades, desporto e educação, demonstrando o reforço do compromisso com o desenvolvimento do território e o bem-estar da comunidade.
No âmbito das acessibilidades, foram aprovados Contratos-Programa com várias freguesias do concelho, num valor global de 241 mil euros.
As intervenções incluem a requalificação de vias e ligações locais em Povolide, Repeses e São Salvador, São João de Lourosa e Orgens, entre os projetos destacados estão a pavimentação da Rua do Pego (Teivas), o alargamento da Rua Chão do Gaio (Santarinho), e a abertura de ligação viária entre a Rua 15 de Agosto e a Rua do Ranhados.
No setor desportivo, a autarquia firmou Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo (CPDD) com três clubes do concelho, num investimento total de 421 mil euros, dos quais 123 mil em apoio financeiro direto e 298 mil em apoio não financeiro, como a isenção de taxas de utilização de instalações municipais.
Os clubes apoiados são o Lusitano de Vildemoinhos (futebol e andebol), o Gumirães Basket Viseu (basquetebol) e o Académico de Viseu (futebol e natação).
Já na área da educação, foram anunciados dois investimentos significativos. No âmbito da ação social escolar, a autarquia irá oferecer gratuitamente livros de fichas e manuais escolares para os alunos do 1.º ciclo e manuais para os 2.º e 3.º ciclos da rede privada no ano letivo 2025/2026.
O investimento, de 25.200 euros, será aplicado através de acordos com o Jardim-Escola João de Deus, Colégio da Via Sacra e Colégio da Imaculada Conceição.
No domínio dos transportes escolares, o Município assegurará a continuidade dos circuitos especiais e transporte adaptado, com um investimento de cerca de 1,12 milhões de euros para o próximo ano letivo.
Estas medidas traduzem a estratégia da autarquia viseense em promover a coesão territorial, o desenvolvimento desportivo e o apoio às famílias, numa lógica integrada de proximidade e investimento social.