A Câmara da Lousã aprovou na última reunião do executivo, dia 19 de maio, a atribuição de dois apoios à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Serpins que, no montante global, se traduzem em mais de 50 mil euros. refere hoje em nota a autarquia.

Considerando o importante papel da corporação na área da proteção civil, combate a incêndios, resgate, salvamento, desencarceramento em acidentes rodoviários e intervenção em vários tipos de ocorrências, além da intervenção em desastres naturais, socorro pré-hospitalar e transporte de doentes, a Autarquia aprovou um apoio de 27 mil euros para o funcionamento da instituição.

Esta medida visa ainda garantir que a corporação está dotada com os meios necessários para a prossecução das suas atividades.

Além disso, foi ainda aprovado o investimento no valor de 25 mil euros para a aquisição de um Veículo Florestal de Combate a Incêndios, fruto de uma candidatura da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Serpins ao Programa Operacional Centro 2030.

O investimento total é de 251 mil euros, comparticipado em 154 mil por fundos comunitários, sendo remanescente suportado pela associação.

Prevendo-se que esteja disponível até ao final de 2025, a viatura vai dotar a corporação de meios técnicos que contribuam para atingir o dispositivo mínimo de segurança previsto no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, prevendo-se uma melhoria na sua capacidade de intervenção.

Importa ainda referir que este projeto já estava sinalizado pela Câmara Municipal da Lousã no Plano de Ação de Base Territorial.