
A festa do atletismo está de volta à estrada, nos dias 26 e 27 de abril na Alegro Meia Maratona de Setúbal, com mais de um milhar de participantes em iniciativas para todas as gerações que aliam a competição ao lazer.
O evento, organizado pelo município com o apoio do Alegro Setúbal e organização técnica da HMS Sports, tem como prova rainha a meia-maratona, dia 27 de abril, às 09h30, com um percurso de 21,1 quilómetros com início na entrada principal do centro comercial, passagens pela Serra da Arrábida e meta no Largo José Afonso, na Avenida Luísa Todi.
Atrativo na Alegro Meia Maratona de Setúbal é ainda a corrida de dez quilómetros, igualmente de caráter competitivo, com início meia hora antes, às 9h00 num percurso maioritariamente realizado em circuito urbano, com meta igualmente instalada no Largo José Afonso.
Ainda no dia 27, a Alegro Meia Maratona de Setúbal reserva a tradicional Corrida das Famílias, de cariz não competitivo, feita a diferentes ritmos, com cinco quilómetros de extensão, entre o centro comercial Alegro Setúbal e a Avenida Luísa Todi, e com início à mesma hora da meia-maratona, às 09h30.
O evento proporciona condições especiais para os participantes no dia da prova, a 27, com estacionamento gratuito no P4 do Alegro Setúbal, serviço de bengaleiro, transportes vaivém para atletas e acompanhantes entre a zona de partida e a meta, além de sessões de aquecimento antes das corridas.
No que diz respeito a prémios, a prova principal do evento volta a ter recompensas monetárias para os cinco primeiros classificados femininos e masculinos, com o vencedor a receber 1000 euros, o segundo 600 euros, o terceiro 400, o quarto 300 e o quinto 200 euros.
Para os mais novos, o evento desportivo dinamiza, a 26, a partir das 16h00, no Alegro Setúbal, a Corrida Miúdos Alegro, com distâncias que variam entre os 200 e os 1000 metros, destinando-se a crianças nascidas entre 2012 e 2020, com o valor das inscrições a reverter a favor de uma instituição de solidariedade Sol Sem Fronteiras.
A Cãominhada também volta a integrar o evento desportivo setubalense, após o sucesso da estreia no ano passado, com a atividade a realizar-se também no dia 26, às 11h00, num percurso de 4,5 quilómetros com partida e chegada na entrada principal do Centro Comercial Alegro.
Com mais de 1100 inscritos nas diferentes provas, em que se inclui uma meia maratona com 21,1 quilómetros, uma corrida de dez quilómetros e a Corrida das Famílias de cinco quilómetros, a festa do atletismo é feita com representantes de 26 países, em que 41 por cento dos inscritos são mulheres.
Todas as informações sobre a Alegro Meia Maratona de Setúbal podem ser consultadas na página oficial do evento, em: https://www.alegromeiamaratonadesetubal.pt/, na qual são feitas as inscrições, com vários valores, disponíveis até aos dias anteriores à realização das diferentes provas e atividades.