
Banhos de sol, mergulhos, bolas de berlim e bebidas. A praia é o destino que muitos procuram durante o verão. A areia e o mar podem também ser o cenário perfeito para uma corrida. Ainda assim, antes de começar o treino, o melhor é seguir alguns conselhos. Saiba o que deve ter em conta.
Pode achar que o piso não é regular e ainda que os pés ficam mais fundos do que noutro tipo de piso. Este terreno pode ser desafiador, por isso é importante conhecer alguns conselhos. O 'website' da Asics partilhou algumas dicas que podem ser muito úteis.
O calçado a usar
Pode não existir um tipo de calçado apropriado, mas qualquer calçado de corrida ou estrada é suficiente. Deve ter em conta um que impeça a entrada de areia pelas laterais, mas também uns resistentes à água. É sempre melhor usar sapatilhas do que correr descalço.
“Embora correr descalço na praia possa ser atraente, pode também ser arriscado, especialmente se iver menos experiência. Correr descalço na areia tem maior probabilidade de causar uma lesão devido à superfície irregular”, explicam.
Assim, deve evitar correr na praia se tiver algum tipo de lesão. Verá esperar até estar completamente recuperado antes de fazer este tipo de exercício. "Correr na areia pode agravar ainda mais as lesões."
Como começar e como fazê-lo
Sugerem que comece por um aquecimento básico com foco mais na zona das pernas. Tente que seja pelo menos de cinco minutos. Aposte em elevação de joelhos e agachamentos.
Depois, o ideal é que arranque com uma corrida lenta. Deverá mesmo alternar em caminhada e corrida lenta. Aconselham ainda a que fique perto da zona da água.
"Será muito mais fácil correr na praia mais perto da água, onde a areia ainda está húmida e, portanto, mais estável. Mais acima, a areia tende a ser mais seca e muito menos estável, tornando significativamente mais difícil correr."
Deve ainda ter cuidado com a inclinação. Existem praias onde isso pode acontecer. “Isto significa que um lado do seu corpo trabalhará mais do que o outro.” O horário das marés também deve ter tido em conta.
Correr na praia queima mais calorias?
A Asics cita um estudo publicado pelo National Library of Medicine em que revelam que correr na praia pode significar uma necessidade de mais 1,6 vezes mais energia do que numa superfície dura. Assim, na teoria, acaba por conseguir perder mais calorias.
Por outro lado, explicam que pode melhorar a resistência. Também irá acabar por ter menos tensão nos músculos, uma vez que irá criar menos impacto. Também irá conseguir treinar mais músculos uma vez que por vezes terá de se adaptar melhor ao terreno em questão.
Mais cuidados a ter ao correr na praia
Mesmo que não se vá expor ao sol na toalha, deverá ter atenção em usar protetor solar e manter a hidratação. Use chapéu e óculos de sol. Procure também evitar os horários mais quentes do dia.