"A Huawei não será descartada do 5G (quinta geração móvel) em França", disse Le Maire, que falava à rádio Monte Carlo (RMC/BFMTV, quatro dias após um aviso de Pequim contra possíveis medidas discriminatórias contra o país.

"É perfeitamente compreensível que possa num momento ou noutro privilegiar um operador europeu", mas "se a Huawei tiver uma melhor oferta a apresentar num momento ou noutro do ponto de vista técnico, do ponto de vista do preço, poderá ter acesso ao 5G em França", disse o governante.

"Se houver instalações críticas, instalações militares, zonas nucleares próximas, colocaremos um certo número de restrições para proteger os nossos interesses ao nível da soberania", prosseguiu o ministro.

Na quarta-feira, as autoridades norte-americanas citadas pelo Wall Street Journal disseram que a Huawei está a ser forçada pelo governo chinês a instalar vias de acesso secretas ('black doors') nas redes móveis com o objetivo de espiarem.

A Huawei, por sua vez, rejeitou as acusações, dizendo que se trata de uma "cortina de fumaça" que "ignora qualquer lógica comummente aceite na área de segurança cibernética".

JS // CSJ

Lusa/Fim