O BBVA vai integrar o Stoxx Europe 50, o índice de bolsa que reúne as 50 maiores cotadas da Europa ocidental, anunciou esta segunda-feira a gestora do índice, numa revisão anual da sua composição.

Este índice do mercado de ações mede o desempenho dos 50 principais líderes do setor na Europa e é utilizado por instituições financeiras como ativo subjacente numa ampla gama de produtos de investimento, como fundos cotados em bolsa (ETF), futuros, opções e produtos estruturados em todo o mundo.

Ao contrário do Euro Stoxx 50, que se concentra em empresas da zona euro, o índice Stoxx Europe 50 inclui empresas de 17 países europeus: Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido.

As empresas incluídas no índice são as 50 com as maiores capitalizações de mercado, ajustadas pelo seu free float, ou capital flutuante, isto é, a proporção de ações de uma empresa disponíveis para negociação pública em bolsa. A revisão anual anunciada nesta terça-feira baseia-se nos dados de capitalização de mercado das empresas no fecho da sessão de 29 de agosto. Com esses números, o BBVA ocupa a 30.ª posição no índice.

A inclusão do BBVA no Stoxx Europe 50 será efetiva no fecho da sessão de 19 de setembro, data em que se espera um aumento nos volumes de negociação das ações do grupo, uma vez que os produtos de investimento que replicam a composição do índice ajustem as suas carteiras às novas alterações, informa o banco em comunicado.