Lufada de ar fresco para os atuais campeões da NBA: os Celtics venceram os New York Knicks esta quarta-feira à noite, por 127-102, mantendo-se vivos nas meias-finais da Conferência Este.

Numa partida sem Jayson Tatum (lesão no tendão de Aquiles) e que contou com o regresso do português Neemias Queta (2:34) — quatro pontos, uma assistência e um ressalto —, esteve em destaque Derek White (34 pontos, incluindo sete triplos, dos 22 da equipa). Jaylen Brown contribuiu com 26 pontos e 12 assistências, num jogo em que Kristaps Porzingis jogou apenas 12 minutos, devido a dificuldades respiratórias, na sequência de uma infeção viral da qual está a recuperar.

«Perder o Jayson é duro», confessou White. «Mas temos muitos jogadores competitivos e não queríamos que a época terminasse esta noite», acrescentou.

«Fizemos o que era preciso para levar a série de volta a Nova Iorque», disse o treinador do conjunto de Boston, Joe Mazzulla, depois da primeira vitória em casa nesta série, juntando: «Não podemos escolher os testes que nos aparecem, mas podemos escolher como reagimos aos mesmos.»

Os Knicks tentarão novamente fechar a série na sexta-feira, em Nova Iorque. Se os Celtics vencerem, o jogo sete será em Boston, na segunda-feira.

Os Celtics procuram agora tornar-se na 14.ª equipa da história da NBA a recuperar de uma desvantagem de 1-3 numa série, em 294 tentativas.

No outro jogo da noite, os Minnesota Timberwolves deram o golpe final nos Golden State Warriors, vencendo por 121-110 (30-23, 32-24, 31-25, 28-38) e fechando a série em 4-1.

A vitória colocou os Timberwolves na final da Conferência Oeste, onde defrontarão o vencedor da série entre Oklahoma City Thunder e Denver Nuggets (os primeiros lideram por 3-2).