
O Napoli cumpriu a sua missão fora de casa e aumenta a pressão sobre o Inter na luta pelo Scudetto. Na 35.ª jornada, os azzurri venceram o Lecce por 1-0 e aumentaram a vantagem na liderança.
Com a vitória, o Napoli alcançou os 77 pontos e abriu seis de vantagem sobre os nerazzurri, que ainda vão jogar nesta jornada contra o Hellas Verona. O Lecce mantém os 27 pontos, que o colocam na 17.ª posição.
Nápoles em vantagem
O início do jogo foi marcado por protestos dos adeptos do Lecce. O clube, de uma forma geral, expressou a sua insatisfação com a falta de sensibilidade da federação italiana ao realizar o jogo poucos dias após a morte do fisioterapeuta do clube, Graziano Fiorita.
Os protestos, que começaram durante a semana no jogo contra a Atalanta, continuaram no primeiro jogo em casa. Nos primeiros minutos, os adeptos lançaram tochas para o campo e paralisaram o jogo por cerca de dez minutos.
Em campo, o Napoli respeitou o luto do adversário, mas perseguiu o seu objetivo. Logo no início, Lukaku recebeu um cruzamento, fez a rede balançar, mas não comemorou o golo, em sinal de respeito. No entanto, a vantagem foi anulada por um fora de jogo assinalado pelo VAR.
O líder do campeonato italiano manteve a postura ofensiva e pressionou de forma incisiva até conseguir a vantagem. Aos 25 minutos, Giacomo Raspadori, um dos únicos remanescentes do título em 2023, executou de forma exímia um livre direto em cima da grande área adversária e colocou a sua equipa em vantagem.
Com o marcador a seu favor, os visitantes reduziram o ritmo do jogo e deixaram de pressionar a defesa do Lecce. Os anfitriões mostraram-se pouco perigosos e não criaram oportunidades antes do intervalo.
Líder sustenta o resultado
O Napoli tentou manter o controlo do jogo no retorno do intervalo, mas teve a posse de bola por pouco tempo. Sem intensidade para voltar a criar oportunidades, os comandados de Antonio Conte perderam gradualmente o domínio do jogo e começaram a ser ameaçados.
A necessidade de pontuar obrigou o Lecce a desafiar o líder italiano. Os homens da casa assumiram a responsabilidade, chegaram-se à frente e preocuparam a defesa da turma azzurri.
O Napoli aguentou o crescimento do adversário e defendeu-se com qualidade para segurar a vitória importante e dar mais um passo rumo ao título.
À turma de Conte resta aguardar pelo resultado do Inter de Inzaghi e preparar a próxima jornada onde receberá o Genoa.