De acordo com uma fonte da agência de segurança e vigilância norte-americana, nesta deslocação, William Burns "sublinhou a importância de manter canais de comunicação abertos no campo das informações".

Durante uma recente viagem ao Japão, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que as relações entre Washington e Pequim deveriam registar um "desagravamento muito em breve".

Ao mesmo tempo, o secretário de Defesa norte-americano, Lloyd Austin, e o seu homólogo chinês, Li Shangfu, tiveram hoje uma breve conversa à margem de uma conferência sobre segurança na Ásia, o Diálogo de Shangri-La, a decorrer estes dias em Singapura.

A decisão de Washington de abater um alegado balão espião chinês que sobrevoou os Estados Unidos em fevereiro provocou um incidente diplomático entre as duas potências.

Como consequência direta, uma visita prevista a Pequim do secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, foi cancelada, depois de ter sido anunciada como uma oportunidade para melhorar as relações entre os dois países.

RJP // SCA

Lusa/Fim