Em comunicado, Chris Alexander anunciou que no sábado, dia 31 de janeiro, 779 trabalhadores qualificados, incluído profissionais de ciências naturais e aplicadas, comércio, industriais, eletricistas ou profissões ligadas à construção, foram convidados a efetuar o requerimento de residência permanente no Canadá.

"O Express Entry já está a ter resultados impressionantes no seu primeiro mês. Todos os que foram convidados a efetuar o pedido para a residência permanente já têm uma oferta de trabalho válida ou uma nomeação para o programa provincial, o que demonstra que o Express Entry está a funcionar no sentido de preencher as lacunas existentes no mercado de trabalho do Canadá", afirmou Chris Alexander.

No âmbito do programa, os trabalhadores qualificados podem criar um perfil online e demonstrar o interesse em residir no Canadá permanentemente.

Os candidatos que são aceites na tabela ficam classificados de acordo com vários fatores, incluindo o conhecimento de língua, educação e experiência de trabalho. Cada fator é um indicador importante da probabilidade de integração plena e rápida na sociedade canadiana, dando um contributo positivo para a economia.

O Canadá vai convidar regularmente os candidatos com mais qualificações para poderem fazer o requerimento. A maioria desses requerimentos será analisada em seis meses ou menos.

"Com o Express Entry, os candidatos altamente qualificados são convidados a candidatar-se para a residência permanente, vindo para o Canadá de uma forma mais rápida e fácil do que nunca", acrescentou o ministro da Cidadania e da Imigração.

O "Express Entry" vai gerir as candidaturas de três programas de imigração económica federais, para Trabalhadores Qualificados, para Comércios Especializados e para a Categoria de Experiência Canadiana.

Uma vez que estes imigrantes forem convidados a candidatar-se para a residência permanente, terão de apresentar o requerimento totalmente preenchido, cumprindo os requisitos de elegibilidade e de admissibilidade, tais como exames de saúde, e terão então até 60 dias para apresentar a sua candidatura online.

SEYM // VM

Lusa/Fim