Em conferência de imprensa no parlamento, Mariana Mortágua considerou que "a intransigência do PS quanta à descida do IVA da eletricidade contrasta com o consenso social e parlamentar relativamente a esta medida", avisando que os socialistas "não tem maioria absoluta" e por isso não podem "pretender governar com base na chantagem e na intransigência".

Deixando claro que não há "qualquer negociação sobre esta medida nem uma garantia sobre a sua aprovação", a deputada do BE quis deixar claro o compromisso do partido para as votações na especialidade do Orçamento do Estado para 2020: "votaremos a favor de todas as propostas que apresentem uma redução do IVA da eletricidade", nomeadamente da proposta do PCP e do PSD.

"O que se espera da Assembleia da República é que faça o que está certo e que cumpra o compromisso que os vários partidos já afirmaram publicamente que é a descida do IVA da eletricidade. Ninguém compreenderá que em nome de joguinhos políticos, o IVA de eletricidade deixe de descer", avisou.

JF // SF

Lusa/fim